Um experimento consiste em tentativas independentes. Deve-se admitir que por causa da "aprendizagem", a probabilidade de obter um resultado favorável cresça com o número de tentativas realizadas. Especificamente, suponha que
Qual será a probabilidade de ter ao menos 3 resultados favoráveis, em 8 repetições? Qual será a probabilidade de que o primeiro resultado favorável ocorra na oitava repetição?
Passo 1
Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para encontrarmos a probabilidade de sucesso desse experimento. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??
Passo 2
Ok, nosso primeiro passo vai ser definir as relações básicas para resolvermos o que ele nos pediu.
Relembradas essas nossas definições da função de distribuição de x, podemos começar a olhar o que ele nos deu. Preparado??
Com essa estrutura de probabilidade, podemos arrumar para botar em função do primeiro valor da distribuição dela. Lembra como faz?? Não?? Vai lá na teoria que eu te esperoaqui...
Achou?? Então me diz aii...
Substituindo nossos valores ali, teremos:
Como não temos nenhuma posição para S = 0, i=0.
Já para quando o S =1 e S =2, nós poderíamos ter que o sucesso seria logo no primeiro, ou no segundo, no terceiro, e por aii vai. Então, teremos que considerar todas as possibilidades existentes.
Agora, podemos substituir os valores lá e achar nossa P(X
Passo 3
Pronto!! Agora é só obter nossa probabilidade!!