A e B jogam o seguinte jogo: A escreve o número 1 ou o número 2, e B deve adivinhar que número foi escrito. Se o número que A escreveu é e B adivinha-o, B recebe unidades de A. Se B erra sua tentativa, B paga de unidade a A. Se B torna a sua escolha aleatória arriscando 1 com probabilidade p e 2 com probabilidade 1-p, determine seu ganho esperado se
(a) A escreveu o número 1 e (b) se A escreveu o número 2.
Que valor de p maximiza o valor mínimo possível do ganho esperado de B, e qual é este valor? (Observe que o valor esperado do ganho de B não depende somente de p, mas também do que faz A.)
Considere agora o jogador A. Suponha que ele também torne a sua decisão aleatória, escrevendo o número 1 com probabilidade q. Qual é a perda esperada de A se
(c) B escolher o número 1 e
(d) B escolher o número 2?
Que valor de q minimiza a máxima perda esperada de A? Mostre que o mínimo da perda máxima esperada de A é igual ao máximo do mínimo ganho esperado de B. Este resultado, conhecido como o Teorema Minimax, foi estabelecido pelo matemático John von Neumann e é o resultado fundamental da disciplina da matemática conhecida como teoria dos jogos. O valor comum é chamado de valor do jogo para o jogador B.
Passo 1
Faaala pessoal, questãozinha bem interessante pra a gente fazer agora. Vamos juntos.
a) Se A escrever o número 1 ganho esperado de B será:
Passo 2
b) Da mesma forma, se ele escrever o número dois:
Para encontrar o valor máximo possível do ganho mínimo esperado de B, devemos igualar as duas situações anteriormente descritas:
Passo 3
c) De modo análogo, vamos agora considerar os gastos de A. Mas esse cálculo é totalmente simétrico com o anterior, já que os gastos de A devem corresponder aos ganhos de B. Sendo assim:
Passo 4
d) Do mesmo modo:
Como já vimos o gasto mínimo será para e o valor mínimo será
Resposta
a)
b)
c)
d)