Enunciado
Probabilidade e Estatística - Walpole - Probabilidade e Estatística para Engenharia e Ciências- Ed: 8º - Capítulo 4.Exercícios - Ex. 11
Um piloto particular deseja fazer um seguro de seu avião no valor de $200.000. A empresa de seguros estima que uma perda total possa ocorrer com probabilidade 0,002, uma perda de 50% possa ocorrer com probabilidade de 0,01 e uma perda de 25% possa ocorrer com 0,1 de probabilidade. Ignorando todas as outras perdas parciais, que prêmio a empresa de seguros deveria cobrar do piloto a cada ano para obter um lucro médio de $500?
Passo 1
EITA, que enunciado grande, mas confia em mim, tamanho não é documento! hahahaha
Primeiro vamos pensar um pouco sobre o que realmente é importante nesse gigantesco enunciado.
Nós temos um piloto com receio de perder suas encomendas no avião, e uma proposta da seguradora, para fazer o serviço, diante desse serviço, temos probabilidades associadas a determinados eventos, e no final do enunciado é citado algo como lucro médio.
Hm! Interessante, essas 3 coisas combinadas me lembram a fórmula de valor esperado, vamos relembrá-la, então:
Passo 2
Agora que temos um norte a seguir, olhemos a fórmula termo-a-termo e comparemos com os dados que o enunciado nos dá.
X é a nossa variável aleatória e nesse caso é a perda financeira num ano.
xi são os valores assumidos pela nossa variável aleatória X, nesse caso eles são: $200.000, $100.000, $50.000 e $0; valores que estão associados a perda total, 50% de perda, e 25% de perda e caso não haja perca, respectivamente.
p(xi) é a probabilidade associada a X ser igual a determinado xi. E nesse caso, é dada pelo enunciado. Pois lá mesmo ele nos dá a probabilidade associada a cada evento e vale, respectivamente 0,002, 0,01, 0,1 e 0,888.
Pois a soma de todas as probabilidades deve ser igual a 1, logo, p(x=0) = 0,888.
Passo 3
Show! Temos todos os dados necessários, agora vamos simplesmente substituir os valores.
Essa seria a perda esperada, como o piloto visa $500 de lucro, a seguradora devera cobrar um valor igual a soma do lucro esperado e a perda esperada.
Desse modo,
Resposta
Portanto, o prêmio que a empresa de seguros deveria cobrar do piloto a cada ano para obter um lucro médio de $500, é igual $6.900.