Três moléculas do tipo A, três do tipo B, três do tipo C e três do tipo D serão vinculadas uma à outra para formar uma cadeia molecular. Uma molécula desse tipo é ABCDABCDABCD e outra é BCDDAAABDBCC.
a) Quantas moléculas desse tipo podem ser formadas? (Sugestão: se as três moléculas A forem diferentes uma da outra –A1, A2 e A3 – assim como as B, C e D, quantas moléculas haverá? Como esse número será reduzido se não houver distinção entre as moléculas A?)
b) Suponha que uma molécula composta do tipo descrito seja selecionada aleatoriamente. Qual é a probabilidade de que todas as moléculas de cada tipo estejam juntas (como em BBBAAADDDCCC)?
Passo 1
Fala galera, beleza? Vamos resolver mais um exercício, vem comigo!
Vamos estudar os dois casos supracitados.
Se os A's são distinguíveis uns dos outros, e da mesma forma para os B's, C's e D's,
então são moléculas de cadeia possíveis. De acordo com a regra do produto.
Seis deles são:
Esses 6 (=3!) diferem apenas no que diz respeito à ordenação dos 3 A’s. Em geral, grupos de 6
moléculas de cadeia podem ser criadas de tal forma que dentro de cada grupo apenas a ordenação dos A's é diferente. Quando os subscritos A são suprimidos, cada grupo de 6 “colapsa” em uma molécula única (B’s, C’s e D’s ainda são distinguíveis). Neste ponto há moléculas. Agora, suprimir os subscritos nos B’s, C’s e D’s, por sua vez, dá em última análise moléculas de cadeia.
Passo 2
Show! Vamos adiante. Resolvendo o item b)
Vamos pensar no grupo de 3 A’s como uma única entidade, e da mesma forma para os B’s, C’s e D’s. Então são Formas de ordenar essas entidades e, portanto, Moléculas em que os A’s são contíguos, os B's, C's e D's também são. Assim,
Resposta
a) vide explicação.
b)