Teoria

A pressão osmótica é a pressão externa aplicada para impedir a osmose!

O que é Osmose?

A osmose é a passagem de um solvente de um meio menos concentrado, para um meio mais concentrado, através de uma membrana semipermeável. Esse processo ocorre até que se atinja o equilíbrio.

Ou seja, para a osmose acontecer, temos que ter duas soluções de diferentes concentrações em contato, através de uma membrana semipermeável, como mostra a figura abaixo:

Osmose
Osmose

Como podemos ver na imagem acima, a água é o solvente e o lado direito do recipiente tem mais moléculas de soluto, ou seja, mais concentrado. Para que as concentrações se tornem iguais dos dois lados, começa a surgir um fluxo de água pela membrana semipermeável até que o equilíbrio seja estabelecido.

-Beleza, mas se a gente não quiser que as concentrações fiquem iguais?!

É ai que entra a pressão osmótica!

O que é Pressão osmótica?

A pressão osmótica é a pressão necessária para impedir a osmose!

Se quisermos deter o fluxo de solvente da solução menos concentrada para a mais concentrada, precisamos adicionar uma pressão externa, que é a pressão osmótica. Ela pode ser calculada a partir da equação de van’t Hoff:

Onde:

  • é a pressão osmótica em pascal ;
  • é a constante dos gases ideais, igual a ;
  • é a temperatura do solvente em Kelvin ;
  • é a concentração do soluto em .

Exemplo de Pressão Osmótica: O Caso das Células

A pressão osmótica é sem dúvida a propriedade coligativa mais importante pra a manutenção da vida! Vou te explicar como:

As hemácias, que são células vermelhas do sangue responsáveis por carregar oxigênio para os tecidos, precisam estar num meio isotônico para funcionar corretamente! Isso é: em um meio onde a concentração de soluto dentro da célula é igual à concentração fora dela.

Se o meio for muito concentrado (hipertônico), a água sai de dentro da célula, para tentar igualar as concentrações, e a célula murcha. É como se a célula pensasse: tenho muito solvente em mim, e tá faltando solvente lá fora. Daí ela manda tudo pro meio e fica murcha!

Já se o meio for muito diluído (hipotônico), a água entra na célula e pode a inchar até que a parede celular se rompa! A água entra pela mesma razão, mas dessa vez é o meio que acha que tem muita água nele e que ele precisa mandar essa água pra célula.

Se liga nessa ilustração dos meios hipertônico, isotônico e hipotônico:

Pressão osmótica das células
Pressão osmótica das células

Osmose e Pressão Osmótica: Vídeo Aula

Ficou com alguma dúvida?!

Então se liga nesse vídeo super completo sobre a Pressão Osmótica, que o Responde Aí preparou pra você!

Agora vamos praticar com exercícios?

O que é Pressão osmótica?

Exemplo de Pressão Osmótica: O Caso das Células

Osmose e Pressão Osmótica: Vídeo Aula

Exercícios de Livros Relacionados