Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 4.1 - Ex. 106
Quando de zinco impuro reagiu com excesso de ácido clorídrico, formaram-se de gás hidrogênio, que foi coletado sobre água em . A pressão externa era . (a) Que volume ocuparia o hidrogênio seco sob e ? (b) Que quantidade (em mols) de foi coletada? (c) Qual era a pureza percentual do zinco, supondo que todo o zinco presente reagiu completamente com e que as impurezas não reagiram com para produzir hidrogênio? A pressão de vapor da água em é .
Passo 1
a) A equação balanceada para a reação de zinco com cloreto de hidrogênio é a seguinte:
Como o gás hidrogênio é coletado sobre a água em . A fórmula para calcular a pressão externa é a seguinte:
A pressão de vapor da água a é . A pressão externa é .
Substitua todos esses valores na equação acima para obter a pressão do gás hidrogênio seco a .
Portanto, a pressão do gás hidrogênio seco é .
Passo 2
Queremos encontra o volume que o hidrogênio ocupara se estivesse a e . O número de mol e a constante dos gases não variam, portanto podemos dizer que:
Dessa forma podemos igual fazer uma derivação dessa formula da seguinte maneira:
Aqui, é a pressão do sistema, é o volume e é a temperatura. Temos que os dados fornecidos pelo enunciado e calculados são:
Substituindo os valores conhecidos na equação acima para encontrar o número de mols de gás hidrogênio seco.
Portanto, o volume ocupado pelo gás hidrogênio seco a e é de .
Passo 3
b) Agora, vamos encontrar o número de mols de gás hidrogênio seco usando a equação do gás ideal explicitada para (número de mol).
Aqui, é a pressão do sistema, é o volume, é o número de mol do gás, é a temperatura e é a constante do gás. Temos que os dados fornecidos pelo enunciado e calculados são:
Substituindo os valores conhecidos na equação acima para encontrar o número de mols de gás hidrogênio seco.
Portanto, número de moles de hidrogênio gasoso seco a é .
Passo 4
c) A equação balanceada para a reação de zinco com cloreto de hidrogênio é a seguinte:
A partir da equação balanceada, sabemos que um mol de produz um mol de gás hidrogênio. Assim, de foram produzidos por de . Assim, o número de mols de zinco que reagiu nesta reação foi . Podemos calcular a massa de zinco pela seguinte fórmula.
Onde é a massa, é o número de mol e é massa molar. A massa molar do zinco é . Substituindo os dados conhecido na equação acima temos:
Assim, a quantidade de zinco que reagiu com cloreto de hidrogênio para produzir gás hidrogênio é apenas .
Passo 5
A quantidade de zinco impuro que reagiu com excesso de é de . A massa de zinco que reagiu foi de . Portanto, a porcentagem de pureza do zinco pode ser calculada da seguinte forma:
Portanto, a pureza do zinco é .
Resposta
a)
b)
c)