Se de não for protegido do ar após a padronização e absorver de , qual será sua nova molaridade após sua padronização contra uma solução de padrão primário ao se utilizar:
- fenolftaleína?
- verde de bromocresol?
Passo 1
Olá pessoal. Vamos resolver esse exercício juntos? Então vamos lá! Primeiramente vamos relembrar a teoria.
Na solução o hidróxido de sódio reage rapidamente com o dióxido de carbono atmosférico para produzir o carbonato correspondente:
Embora a produção de cada íon carbonato consuma dois íons hidróxidos, a absorção do dióxido de carbono pela solução da base não altera sua capacidade de combinação com íons hidrônio. Assim, no ponto final de uma titulação, que requer um indicador de faixa ácida (como o verde de bromocresol), cada íon carbonato produzido a partir do hidróxido de sódio terá reagido com dois íons hidrônio do ácido:
Não ocorre nenhum erro, porque a quantidade de íons hidrônio consumida por essa reação é idêntica à quantidade de hidróxido perdida durante a formação do íon carbonato. Infelizmente, a maioria das aplicações de bases padrão requer um indicador com faixa de transição básica (como a fenolftaleína). Nesse caso, cada íon carbonato reage somente com um íon hidrônio quando a mudança da cor do indicador é observada:
Então a concentração efetiva da base é assim diminuída pela absorção do dióxido de carbono.
Passo 2
O enunciado nos dá os seguintes dados:
;
;
.
E a reação do hidróxido de sódio com o dióxido de carbono:
Como vimos no Passo 1, a fenolftaleína é um indicador com faixa de transição básica, ou seja, a absorção do dióxido de carbono pela solução padrão de hidróxido de sódio leva a um erro sistemático negativo. Sendo assim, teremos a seguinte concentração do carbonato de sódio:
A concentração efetiva do será:
Já o verde de bromocresol é um indicador de faixa ácida. E por não ocorrer nenhum erro sistemático neste caso, teremos a seguinte concentração do hidróxido de sódio:
Até mais galerinha!
Resposta
- .
- .