Enunciado

72. Desejamos separar os íons bário e os íons cálcio por precipitação seletiva. Que ânion, o fluoreto ou o carbonato seria a melhor escolha para a precipitação? Por quê?

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Para fazer uma precipitação seletiva, precisamos de um ânion que precipite ambos os cátions e que tenham K p s diferentes.

Para os sais de fluoreto temos os seguintes K p s

C a F 2 : K p s = 4,0 × 10 - 11

B a F 2 : K p s = 1,7 × 10 - 6

Para os sais de carbonato nós temos,

C a C O 3 : K p s = 3,0 × 10 - 9

B a C O 3 : K p s = 2,6 × 10 - 9

Como a diferença de K p s dos sais de fluoreto é maior, ele seria o ânion ideal para uma precipitação seletiva.

Resposta

Fluoreto, pois possui maior diferença de K p s .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

58. Determine a solubilidade molar de (a) PbBr2; (b) Ag2CO3; (c) Fe(OH)2, em água. Para os efeitos de cálculo, ignore qualquer reação dos anios com a água.
57a. Calcule a solubilidade molar de (a) BiI3 (Kps = 7,71 x 10-19) ; (b) CuCl; (c) CaCO3, em água. Para os efeitos de cálculo, ignore qualquer reação dos ânios com água.
77. Calcule a solubilidade do brometo de prata em uma solução 0,10 M de KCN(aq). Use as tabelas 12.4 e 12.5.
78. Os precipitados de cloreo de prata se dissolvem em solução de amônia devido à formação de íons Ag(NH3)2+. Qual é a solubilidade do cloreto de prata em uma solução 1,0 M de NH3(aq)? Use as Tabelas
O gás NO é liberado na estratosfera por motores a jato. Como ele pode contribuir para a destruição do ozônio estratosférico, sua concentração é monitorada de perto. Uma técnica usada é medir a quimiol