7.41 Os dados seguintes foram obtidos para um novo composto usado em cosméticos: ∆ H f u s = 10,0 k J m o l , ∆ H v a p = 20,0 k J m o l ; capacidades caloríficas: 30 J m o l para o sólido; 60 J m o l para o líquido e 30 J m o l para o gás. Qual das curvas de aquecimento se aplica aos dados do composto?

Passo 1

Lembrando que a equação de calor que corresponde à mudança de fase é do tipo

Q = ∆ H × n

Podemos observar que a equação é independente da temperatura, então concluímos que ∆ H f u s e ∆ H v a p correspondem às partes paralelas ao eixo do Calor fornecido e, com isso, podemos descartar a letra (d). E como ∆ H v a p é maior que ∆ H f u s , então já podemos descartar a letra (a).

Agora vamos lembrar da equação que tem capacidade calorífica C m   (equação (6b)

Q = n × C m × ∆ T

Para termos uma melhor vizualização vamos mexer um pouco na equação, pois, nos gráficos temos ∆ T no eixo y e Calor fornecido no eixo x

∆ T = Q n × C m

Vemos que é uma equação de reta com coeficiente angular 1 n × C m .

Agora vamos puxar só um pouquinhos os conhecimentos e lembrar que quanto maior o coeficiente angular da reta, maior a sua inclinação. Como C m do sólido e do gás são menores que C m do líquido, então 1 n × C m do líquido é maior que 1 n × C m do sólido e gás. Sendo assim, o coeficiente angular no líquido é maior e, consequentemente, a reta é mais inclinada, nos levando a concluir que a resposta correta é a letra (c)

Resposta

letra (c)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados