8a – Identifique os grupos a que pertencem os seguintes corpos: a) esfera; b) triangulo isósceles; c) triangulo equilátero; d) lápis cilíndrico sem ponta.

Passo 1

Para identificarmos os grupos a que cada corpo pertence, vamos precisar conhecer as características de cada grupo em relação a simetria das formas das moléculas que compõem cada grupo, e com isso, analisando a forma geométrica de cada corpo citado no enunciado, vamos conseguir identificar a que grupo pertencem.

Passo 2

A)

Uma esfera pertence ao grupo R3, que é o grupo de rotação completo, pois para uma esfera os eixos de rotação são sempre simétricos para qualquer ângulo e raio da esfera, possuindo um nº infinito de eixos de rotação com todos os valores possíveis de n, sendo n o nº de operações.

B)

Para um triângulo isósceles, que possui uma forma plana de três lados, com dois lados com tamanhos iguais, assim esta deve pertencer ao grupo C2v, por possuir justamente estes dois lados iguais e que acaba gerando dois planos de simetria verticais.

C)

O triângulo equilátero possui os três lados iguais, sendo assim possuindo 3 planos de simetria, mas nesse caso, pelo fato dos ângulos de simetria para cada lado do triangulo serem iguais, então temos um plano de simetria horizontal, assim o seu grupo é D3h.

D)

Um lápis cilíndrico sem ponta, ou seja, um corpo cilíndrico, deve pertencer ao grupo D ∞ h , pois todas as rotações em torno do próprio eixo são operações de simetria, assim também como são operações de simetria as rotações e as reflexões de ponta-cabeça.

Resposta

A)

Grupo R3.

B)

Grupo C2v.

C)

Grupo D3h.

D)

Grupo D ∞ h

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mediante argumentos da teoria dos grupos, diga quais, entre as transições seguintes, são transições de dipolo elétrico permitidas: (a) a transição π *- π no eteno, (b) a transição π *- n num grupo car
3 – Antes de fazer o cálculo a seguir, esquematize a dependência da superposição entre um orbital 1s e um orbital 2p com a distância entre os dois orbitais. A integral de superposição entre um orbital
7 – Imagine uma pequena sonda, sensível a elétrons, de volume igual a 1,00 pm3, inserida num íon de hidrogênio molecular H2+, no estado fundamental. Calcule a probabilidade de a sonda registrar a pres
5 – Repita o cálculo do Problema 11.4, porém fazendo o gráfico das densidades de probabilidade dos dois orbitais. Depois, forme a densidade diferença, isto é, a diferença entre ψ2 e 0,5{ψ2A + ψ2B}.
17 – A molécula de fanantreno pertence ao grupo C2v, com o eixo C2 no plano da molécula. A) Dê as representações irredutíveis cobertas pelos orbitais C2px e obtenha as combinações lineares adaptadas à