A concentração de metais tóxicos no ambiente é medida frequentemente em partes por milhão ( p p m ) ou até mesmo partes por bilhão ( p p b ). Uma solução em que a concentração do soluto é de 3   p p b em massa tem 3   g de soluto por cada bilhão de gramas ( 1000   t ) de solução. A Organização Internacional da Saúde aceita como padrão para o chumbo na água potável a concentração de 10   p p b . Você tem de analisar a concentração de chumbo em um reservatório, mas seu equipamento só detecta o chumbo em concentrações de até 1 × 10 - 8   m o l . L - 1 . Seu equipamento é satisfatório? Você pode tomar a densidade da solução nessas concentrações como sendo igual a 1,00   g . c m - 3 . Explique seu raciocínio.

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Para resolver essa questão vamos calcular a massa de chumbo na concentração mínima que o equipamento consegue detectar 1 × 10 - 8   m o l . L - 1 . E depois comparar com a concentração de chumbo no reservatório.

Para calcular a massa vamos usar,

M = m M M × V

Isolando m

m = M . V . M M

m c h u m b o = 1 x 10 - 8   m o l . L - 1   .   207,2   g . m o l - 1 .   10 - 3 L

m c h u m b o = 2,072 x 10 - 9 g

Passo 2

Comparando a massa de chumbo limite obtida com o padrão proposto pela Organização Internacional da Saúde, temos que:

1   p p b = 10 - 9

2,072   p p b   m a s s a   d e   c h u m b o   l i m i t e < 10   p p b   ( p a d r ã o   O I S )

Resposta

O equipamento se mostra satisfatório, isso porque consegue realizar medidas inferiores ao padrão proposto pela Organização Internacional da Saúde.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados