Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 1.G - Ex. 21
Em medicina, às vezes é necessário preparar soluções com uma dada concentração de um determinado íon. Um técnico de laboratório preparou 100,0 mL de uma solução que contém 0,50 g de NaCl e 0,30 g de KCl, bem como glicose e outros açúcares. Qual é a concentração de íons cloreto na solução?
Passo 1
Primeiramente, para iniciarmos a resolução da questão, precisamos descrever e analisar o balanço das equações químicas:
Percebemos que as proporções de cátions e ânions são de 1:1, então não precisamos balancear a equação, pois já está balanceada.
Passo 2
Agora, precisamos descobrir com quantos mols de cada sal estamos trabalhando, e para isso utilizamos a relação de massa e massa molar:
Olhando na tabela periódica, sabemos que a massa molar do NaCl = 58,44 g.mol-1 e do KCl = 74,55 g.mol-1, como o enunciado já nos oferece a massa de casa substância, conseguimos obter seu número de mols:
Passo 3
Seguindo, explicitaremos quantos mols de cada íon estão presentes nas substâncias, e como já vimos no primeiro passo, as duas equações estão balanceadas na proporção de 1:1, então temos que:
Passo 4
Para finalizarmos o exercício, precisamos descobrir o que nos foi questionado, qual a concentração de íons cloreto na solução?
Então, devemos somar o número de mols dos íons cloretos presentes ao total:
E, finalmente, como os íons cloretos estarão todos presentes na mesma solução de 100,0 mL então utilizamos a seguinte relação:
Onde:
Desse modo, obtemos:
Resposta
A concentração de íons cloreto presente na solução é de 0,126 mol.L-1.