Defina quantitativamente as hipóteses nula e alternativa para as situações dadas a seguir e descreva os erros tipo I e II. Se essas hipóteses forem testadas estatisticamente, comente se um teste de uma cauda ou de duas caudas deveria estar envolvido em cada caso.
(b) Os valores médios para determinações de por absorção atômica e por titulometria diferem substancialmente.
Passo 1
Oi pessoal, antes de iniciarmos nosso exercício, vamos relembrar a teoria sobre as hipóteses. A hipótese nula () postula que duas ou mais quantidades observadas são iguais () e a hipótese alternativa () pode ser descrita de diversas maneiras (, e ).
Do enunciado temos que a média por absorção atômica (AA) é diferente da média de titulometria, sendo assim nossas hipóteses serão:
Passo 2
O erro tipo I ocorre quando é rejeitada, embora seja verdadeira. E o erro tipo II ocorre quando é aceita e, na realidade, é falsa. Então no nosso exercício teremos:
No erro tipo I iremos rejeitar e concluir que os métodos diferem, quando na verdade eles não diferem. E para o erro tipo II aceitamos e concluímos que os métodos são iguais, quando na verdade eles são diferentes.
Passo 3
Para ou o teste é denominado “teste de uma cauda”. Quando é chamado de “teste de duas caudas”.
Como , então nosso teste é de duas caudas, Teste Bilateral.
Estou te aguardando em mais exercício, até já!
Resposta
Resposta no passo.