Defina quantitativamente as hipóteses nula H 0 e alternativa H a para as situações dadas a seguir e descreva os erros tipo I e II. Se essas hipóteses forem testadas estatisticamente, comente se um teste de uma cauda ou de duas caudas deveria estar envolvido em cada caso.

(b) Os valores médios para determinações de C a por absorção atômica e por titulometria diferem substancialmente.

Passo 1

Oi pessoal, antes de iniciarmos nosso exercício, vamos relembrar a teoria sobre as hipóteses. A hipótese nula ( H 0 ) postula que duas ou mais quantidades observadas são iguais ( μ = μ 0 ) e a hipótese alternativa ( H a ) pode ser descrita de diversas maneiras ( μ ≠ μ 0 , μ > μ 0 e μ < μ 0 ).

Do enunciado temos que a média por absorção atômica (AA) é diferente da média de titulometria, sendo assim nossas hipóteses serão:

H 0 :   μ A A = μ T   H a : μ A A ≠ μ T

Passo 2

O erro tipo I ocorre quando H 0 é rejeitada, embora seja verdadeira. E o erro tipo II ocorre quando H 0 é aceita e, na realidade, é falsa. Então no nosso exercício teremos:

No erro tipo I iremos rejeitar H 0 e concluir que os métodos diferem, quando na verdade eles não diferem. E para o erro tipo II aceitamos H 0 e concluímos que os métodos são iguais, quando na verdade eles são diferentes.

Passo 3

Para H a :   μ > μ 0 ou μ < μ 0 o teste é denominado “teste de uma cauda”. Quando H a :   μ ≠ μ 0 é chamado de “teste de duas caudas”.

Como H a : μ A A ≠ μ T , então nosso teste é de duas caudas, Teste Bilateral.

Estou te aguardando em mais exercício, até já!

Resposta

Resposta no passo.

Exercícios de Livros Relacionados

Três métodos analíticos diferentes são comparados em relação à determinação de Ca. Estamos interessados em saber se os métodos diferem entre si. Os resultados, expressos em ppm de Ca, representam dete
Os níveis de um poluente presente em um rio localizado próximo a uma indústria química têm sido monitorados regularmente. O nível normal do poluente tem sido estabelecido com base em análises químicas
Cinco laboratórios diferentes participaram de um estudo interlaboratorial envolvendo determinações dos níveis de F e em amostras de água. Os seguintes resultados são réplicas de determinações de p p m
Foi realizado um estudo para determinar a energia de ativação E A para uma reação química. A constante de velocidade k foi determinada em função da temperatura T e foram obtidos os dados contidos na t