Use o diagrama de fases do composto abaixo para responder estas questões: (a) X é um sólido, um líquido ou um gás na temperatura normal? (b) Qual é o ponto de ebulição normal de X? Qual é a pressão de vapor de X em -50° C? (c) Qual é a pressão de vapor do sólido X em -100° C?
Passo 1
(a)Considerando a temperatura normal em torno de 25° C (temperatura ambiente), pelo gráfico a gente vê que o composto está na fase de vapor. Logo, X está no estado gasoso.
Passo 2
(b)O ponto de ebulição normal é o ponto de ebulição à pressão atmosférica ambiente (1 atm = 101,325 kPa), que o gráfico deixa evidenciado pela linha pontilhada. Então, é só caminhar por cima da linha pontilhada, até a curva limite entre a fase líquido e a fase vapor, descer perpendicularmente ao eixo x e ver qual temperatura corresponde nesse ponto. Será algo em torno de 70° C, o ponto de ebulição normal de X.
A pressão de vapor de X em -50° C nada mais é que o valor da pressão no ponto em cima da curva que separa as fases líquido e vapor. Aí é só caminhar perpendicularmente de -50° C, no eixo x, até encostar na curva, que separa líquido e vapor, e direcionar perpendicularmente pro eixo y, vendo qual o valor de pressão correspondente. Algo em torno de 20 kPa.
Passo 3
(c)Mesmo procedimento que em (b), só subir de -100° C até encostar na curva, e ver o valor de pressão correspondente no eixo y. Algo em torno de 15° C.
Resposta
(a)Gás; (b)70° C, 20 kPa; (c)15° C.