No SIMULINK, gere uma onda senoidal de frequência variável (bloco “Chirp Signal”) e a simule por . Gere um gráfico do sinal e ajuste sua escala.
Passo 1
Este exercício tem por objetivo praticar a alterar o tempo de simulação e ajustar a escala de um gráfico. O padrão no SIMULINK é o modelo seja simulado por e o enunciado pede que a simulação seja de .
O modelo deste exercício terá somente dois blocos: a entrada do modelo será o bloco “Chirp Signal” e a saída do modelo, um bloco “Scope”. Após fazermos a simulação, vamos abrir o gráfico da onda e ajustar a escala com o botão “Autoscale”.
Passo 2
Em um novo modelo, insira a entrada do modelo: o bloco “Chirp Signal”, que se encontra na biblioteca “Sources”:
Como o enunciado não especificou propriedade alguma dessa onda senoidal com frequência variável, não mexeremos nos parâmetros de “Chirp Signal”.
Insira a saída do modelo, um bloco “Scope”, e conecte-o a “Chirp Signal”:
O modelo do exercício está pronto :)
Passo 3
O próximo passo é alterar o tempo de simulação para . Na barra superior da janela onde construímos os modelos, existe um campo onde podemos alterar o tempo de duração da simulação, destacado abaixo:
Repare que ali está escrito . Esse tempo é dado em segundos e é o padrão do SIMULINK. Troque esse valor por :
E rode a simulação. Ao término da execução, dê um duplo-clique sobre “Scope” para ver o gráfico da onda senoidal:
Repare que o eixo horizontal vai de a , bem como pedimos ao SIMULINK.
Passo 4
A curva está meio achatadinha, não acha? O enunciado pediu para ajustarmos a escala do gráfico. Para isto, usaremos o botão “Autoscale”, destacado abaixo:
Clique sobre ele e você verá que a curva vai ocupar o espaço vazio disponível.