No SIMULINK, usando um bloco “Scope” e um bloco “Mux”, gere um gráfico contendo as ondas f t = 1,5 + s e n ( t ) e - f ( t ) .

Passo 1

Este exercício serve para praticar o uso do bloco “Mux”, que combina múltiplos sinais de entrada em um único sinal de saída.

Construiremos um modelo com sete blocos:

  • A entrada do modelo é composta por três blocos. Dois deles servirão para obter f ( t ) : um bloco “Constant”, que deverá ser igual a 1,5 , e um bloco “Sine Wave”, para criar o componente s i n ( t ) de f ( t ) . O terceiro bloco é um bloco “Constant”, que será igual a - 1 e servirá para gerar - f ( t ) ;
  • Um bloco “Add” para somar os dois blocos de entrada que produzem f ( t ) ;
  • Um bloco “Product” para fazer o produto entre f ( t ) e o bloco “Constant” igual a - 1 , para gerar - f ( t ) ;
  • Um bloco “Mux”, para combinar os sinais de f ( t ) e - f ( t ) em um só;
  • A saída do modelo será um bloco “Scope”, que plotará f ( t ) e - f ( t ) em um mesmo gráfico.

Passo 2

Em um novo modelo, insira as duas entradas para construir f ( t ) . Vá à biblioteca “Sources” e arraste um bloco “Constant” para o modelo em branco. Em seguida, atribua a ele o valor de 1,5 , alterando seus parâmetros.

Adicione a segunda entrada para construir f ( t ) : o bloco “Sine Wave”. Ainda na biblioteca “Sources”, encontre o bloco “Sine Wave” e arraste-o para o modelo.

Como a onda que queremos criar é s i n ( t ) , sua amplitude é 1 , sua frequência é 1   r a d / s e a sua fase é 0   r a d . Esses são os valores padrão dos parâmetros desse bloco, por isso, não precisamos alterar as propriedades de “Sine Wave”.

Após adicionar as duas entradas que geram f ( t ) , vamos inserir o bloco “Add” para somá-las. Na biblioteca “Math Operations”, arraste o bloco “Add” para o modelo e conecte os blocos “Constant” e “Sine Wave” a cada uma das entradas de “Add”:

A saída de “Add” será f ( t ) , pois f t = 1,5 + s e n ( t ) .

Passo 3

Agora vamos obter - f ( t ) . Insira a terceira e última entrada do modelo: um bloco “Constant” com valor de - 1 :

Em seguida, insira o bloco “Product”, que multiplicará f ( t ) por - 1 , resultando em - f ( t ) . Encontre-o na biblioteca “Math Operations”, arraste-o para o modelo e conecte o bloco “Constant” com valor - 1 e a saída de “Add” (que á função f ( t ) ) a cada uma das entradas de “Product”:

A saída de “Product” será - f ( t ) .

Passo 4

Já temos os sinais de f ( t ) e - f ( t ) . Hora de uni-los em um sinal só usando o bloco “Mux”! Vá à biblioteca “Signal Routing”, encontre o “Mux” e arraste-o para o modelo:

O padrão do bloco “Mux” é ter duas entradas e uma saída. Como queremos plotar só dois sinais no mesmo gráfico, não precisamos alterar as propriedades de “Mux”.

Conecte a saída de “Add” à entrada de cima do bloco “Mux”, para que f ( t ) seja a curva amarela do gráfico (como veremos no próximo passo). Para isto, clique sobre a seta superior na lateral do “Mux” e arraste, aparecerá uma flecha vermelha tracejada. Conecte a outra ponta da flecha vermelha na linha conectando “Add” a “Product”.

Em seguida, conecte a saída de “Product” à entrada de baixo de “Mux”, para que - f ( t ) seja a curva rosa do gráfico:

Na prática, você pode conectar na entrada de “Mux” que você quiser. Apenas fiz essas orientações para que no final saibamos qual curv é qual.

Passo 5

Vamos inserir a saída do modelo: um bloco “Scope”. Vá à biblioteca “Sinks”, arraste o bloco “Scope” para o modelo e conecte a saída de “Mux” à entrada de “Scope”:

O modelo está pronto. Rode o programa e clique duas vezes sobre o “Scope” para visualizar o gráfico.

Resposta

f ( t ) é a curva amarela e - f ( t ) é a curva rosa

Exercícios Resolvidos de Recursos Gráficos do Simulink

Ver Teoria