Quando submersos em “águas profundas”, os mergulhadores necessitam voltar lentamente à superfície para evitar a formação de bolhas de gás no sangue.
I) Explique o motivo da NÃO formação de bolhas de gás no sangue quando o mergulhador desloca-se de regiões próximas à superfície para as regiões de “águas profundas”.
II) Explique o motivo da NÃO formação de bolhas de gás no sangue quando o mergulhador desloca-se muito lentamente de regiões de “águas profundas” para as regiões próximas da superfície.
III) Explique o motivo da FORMAÇÃO de bolhas de gás no sangue quando o mergulhador desloca-se muito rapidamente de regiões de “águas profundas” para as regiões próximas da superfície.
Passo 1
I) Quando o mergulhador está descendo para as “águas profundas”, ele vai do local com menor pressão para o local com maior pressão. Quando aumentamos a pressão de um gás sua solubilidade aumenta e, portanto, não se forma bolhas, pelo contrário: o gás se solubiliza ainda mais no sangue.
Passo 2
II) Quando o mergulhador se desloca lentamente das regiões de maiores pressões para o nível do mar o gradiente de pressão é percorrido lentamente, com tempo para que as trocas gasosas aconteçam e sem que a solução fique saturada – o que causaria a liberação de bolhas, já que o sairia da solução.
Passo 3
III) Quando a mudança de pressão é feita de maneira abrupta, muito rapidamente, não dá tempo que todas as trocas gasosas ocorram e a solução fica saturada – o que provoca liberação de e causa as bolhas.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)