Escreva a estrutura de Lewis de cada reagente, identifique o ácido e a base de Lewis e escreva a estrutura de Lewis do produto (um complexo) para as seguintes reações entre ácidos e bases de Lewis:
a)
b)
Passo 1
a) Eaí? Ainda lembra como faz estruturas de Lewis?
Vamos ver pro :
A gente começa definindo o átomo central, que aqui será o (por estar em menor quantidade e ser menos eletronegativo).
Liga os no .
Aí a gente conta os elétrons de valência dos átomos, porque esse é o número de elétrons que tem que aparecer na nossa estrutura.
Show! Sabendo que a nossa estrutura tem que ter 26 elétrons, vamos completar o octeto da galera e ver se o número de elétrons fecha.
Todo mundo de octeto completo e a estrutura tá com 26 elétrons! Estrutura feita! Além disso, todas as cargas formais são iguais a zero.
Pra estrutura do , não tem segredo.
Temos que ter os 7 elétrons de valência do flúor, mais um elétron referente àquela carga negativa ali. Fica assim:
Passo 2
Hora de identificar a base e o ácido de Lewis.
A base tem que doar par de elétrons. É bem verdade que o tem um par de elétrons que pode ser doado. Mas o flúor, todo negativo, não vai receber esse par de elétrons. Até porque ele não pode expandir o octeto (estando no segundo período da tabela periódica).
Aqui, como o de costume, o halogeneto será a base e, portanto, o será o ácido, recebendo par de elétrons.
A reação fica assim:
O produto formado é o , com 34 elétrons: 7 de cada flúor, 5 do fósforo e um referente a carga negativa.
Passo 3
b) Estrutura do não tem segredo: tem que aparecer os 7 elétrons de valência do cloro mais um elétron referente à carga negativa do íon:
Pro , definimos o como átomo central por sem o átomo em menor quantidade e menos eletronegativo.
Ligando os oxigênios nele:
Vamos contar os elétrons de valência, pra saber quantos elétrons devem aparecer na nossa estrutura.
Agora a gente completa o octeto da galera e vê se o número de elétrons bate com os 18 que a estrutura precisa ter:
Contando aí em cima, a estrutura ficou com 20 elétrons. Então vamos diminuir o número de par de elétrons, completando o octeto através de uma ligação dupla ao invés de pares isolados:
E as cargas formais, da esquerda para a direita: -1, +1, 0. Como o pode expandir o octeto, a gente pode até compartilhar um par de elétrons do oxigênio da esquerda com o , melhorando as cargas formais para: 0, 0, 0.
E ainda rola muita ressonância aí.
Passo 4
Como o halogeneto costuma agir como base, o será a base de Lewis, doando par de elétrons e o ácido de Lewis será o , recebendo o par de elétrons.
O complexo formado será, então: .
Pra representar a estrutura do complexo formado:
Completando o octeto:
A estrutura fica com 26 elétrons. Mas os dois oxigênios estão com carga formal negativa (-1) enquanto a carga formal do é igual a +1. Portanto a estrutura mais adequada é:
Sabendo que uma ligação dupla existente no foi desfeita, é adequado indicar o par de elétrons da ligação dupla indo pro oxigênio quando o é “atacado” pelo par de elétrons do cloreto.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)