Identifique em cada um dos casos abaixo qual tipo de acoplamento de bombas foi utilizado em uma fábrica que já possuía, inicialmente, uma bomba instalada.

  1. Visando aumentar a carga fornecida à uma corrente, instalou-se uma nova bomba de forma que a mesma corrente passe tanto pela bomba previamente existente como pela nova.
  2. Desejava-se aumentar a vazão de trabalho em uma fábrica e, para tal, instalou-se uma segunda bomba e dividiu-se a nova vazão em partes iguais. Cada uma destas partes passa apenas por uma das bombas.
  3. Desejava-se aumentar a vazão de trabalho em uma fábrica e, para tal, comprou-se uma bomba com maior vazão de operação para substituir a previamente usada.

Passo 1

Então já há uma bomba na fábrica e temos que ver, caso a caso, qual tipo de acoplamento foi utilizado em cada um dos itens. Bora começar:

  1. Visando aumentar a carga fornecida à uma corrente, instalou-se uma nova bomba de forma que a mesma corrente passe tanto pela bomba previamente existente como pela nova.
  2. Foi utilizado acoplamento em série! Nesse tipo de configuração, as bombas são conectadas em linha e uma mesma corrente vai passar por todas essas bombas; isto é, a vazão X que passa pela bomba 1 é a mesma que passa pela bomba 2 e assim por diante. E é isso que o item descreveu :)

    Passo 2

  3. Desejava-se aumentar a vazão de trabalho em uma fábrica e, para tal, instalou-se uma segunda bomba e dividiu-se a nova vazão em partes iguais. Cada uma destas partes passa apenas por uma das bombas.
  4. Esse é o acoplamento em paralelo! Nesse tipo de configuração, o sistema recebe uma vazão que é divida para as diversas bombas em paralelo, no caso, 2.

    O objetivo desse tipo de configuração é processar maiores vazões do que uma bomba apenas ou um conjunto em série poderia processar.

    Passo 3

  5. Desejava-se aumentar a vazão de trabalho em uma fábrica e, para tal, comprou-se uma bomba com maior vazão de operação para substituir a previamente usada.

Na teoria vimos que tem dois tipos de acoplamentos:

  • em paralelo, quando se adiciona bomba e divide-se a vazão
  • em série, quando uma mesma corrente passa por mais de uma bomba

Massss, no caso desse item, NÃO há nenhum acoplamento! Apenas houve a substituição da bomba por uma com maior vazão de operação, permitindo assim trabalhar com maiores vazões sem que haja cavitação, isto é, garantindo

N P S H D > N P S H R

Resposta

  1. Acoplamento em série
  2. Acoplamento em paralelo
  3. NÃO foi utilizado acomplamento

Exercícios Resolvidos de Acoplamento de Bombas

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Duas bombas do tipo testado no Problema P11.22 devem ser utilizadas a 2.140r p m para bombear água a 20 ° C verticalmente para cima através de um tubo de aço comercial de 100m de comprimento. Elas dev
A bomba de 32p o l na Figura 11.7a é usada a 1.170r p m em um sistema cuja curva de altura de carga é H s f t = 100 + 1,5 Q 2 , com Q em k g a l de água por minuto. Determine a vazão e a potência de e
Duas bombas de 32p o l da Figura 11.7a devem ser usadas em série a 1.170r p m para bombear água através de um tubo vertical de ferro fundido de 152m( 500f t ) de comprimento. Qual deverá ser o diâmetr
Determine se (a) a menor ou (b) a maior das sete bombas Taco da Figura P11.24, operando em série a 1.160 rpm, pode bombear eficientemente água a 20°C através de 1 km de tubo horizontal de aço comercia
Duas bombas de 35p o l da Figura 11.7b são associadas em paralelo para o sistema da Figura P11.75. Despreze as perdas localizadas. Para água a 20 ° C calcule a vazão e a potência necessária se (a) amb