Para garantir, na demonstração da Proposição 6-8, que os pontos M ,   N ,   Q e R são univocamente determinados, explique por quê:

a) a reta paralela a P C por D não é paralela ao plano P A B .

b) a reta paralela a P A por M não é paralela à reta P B .

c) a reta paralela a P B por M não é paralela à reta P A .

d) o plano paralelo ao plano P A B por D não é paralelo à reta P C .

Passo 1

a) Se a reta é paralela a P C , ela é paralela a w → .

Para que essa reta fosse paralela ao plano P A B , w → também teria que ser, certo? Mas não é o caso, pois o plano P A B é formado pelos vetores diretores u → e v → , e o conjunto u → ,   v → ,   w → é LI, ou seja, não são coplanares ;)

Passo 2

b) A reta paralela a P A é paralela também ao vetor u → , e a reta P B é paralela a v → , como u → e v → são LI, eles não são paralelos, e então as retas também não são.

Passo 3

c) A reta paralela a P B é paralela também ao vetor v → , e a reta P A é paralela a u → , como u → e v → são LI, eles não são paralelos, e então as retas também não são.

Passo 4

d) O plano P A B tem vetores diretores u → e v → . Como u → ,   v → e w → são LI, eles não podem ser coplanares, logo, w → , que é vetor diretor da reta P C , não é paralelo a esse plano.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Prove: dados quaisquer vetores u ,v e w num espaço vetorial V , os vetores u -v , v -w e w -u formam um conjunto linearmente dependente.
Prove: o espaço gerado por dois vetores em R 3 é uma reta pela origem, um plano pela origem, ou a própria origem.
Mostre que se { v 1 ,v 2 } for um conjunto linearmente independente e se v 3 não pertencer a g e r v 1 ,v 2 , então { v 1 ,v 2 ,v 3 } é linearmente independente.
Os vetores v 1 , v 2 e v 3 na parte (a) da figura dada são linearmente independentes? E os da parte (b)? Explique.
Utilizando identidades apropriadas, onde necessário, determine quais dos conjuntos de vetores em F ( - ∞ ,∞ ) dados são linearmente dependentes.f) 0 , cos 3 ⁡ π x , sen ⁡ 3 π x