Enunciado

Identificar as quádricas representadas pelas equações

x 2 + y 2 + 4 z = 0

Passo 1

Nessa questão, devemos manipular os termos da equação a fim de identificar um modelo que determine qual tipo de quádrica ela é.

Numa análise preliminar, não vemos a necessidade de completar quadrados. Logo, a quádrica dessa equação está centrada em x 0 ,   y 0 ,   z 0 = ( 0 ,   0 ,   0 ) .

Passo 2

Vamos começar analisando a equação x 2 + y 2 + 4 z = 0 .

As equações modelo de quádricas separam os termos com incógnitas de um lado da equação e os escalares do outro lado. Nesse caso, não temos um escalar isolado. Mas, a variável z não está ao quadrado. Então, vamos isolá-la ficando:

x 2 + y 2 = - 4 z

Passo 3

Agora, vamos dividir a equação inteira por 4 .

- z = x 2 4 + y 2 4

O modelo que se parece com essa equação é a equação do paraboloide elíptico ao longo do eixo z

± z = x 2 a 2 + y 2 b 2

Mas, quando a = b , o paraboloide deixa de ser elítico e torna-se circular. Então essa equação representa um paraboloide circular.

Pronto! Era isso que a questão pedia!

Resposta

A equação representa um paraboloide circular.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Prove que a interseção de Ω : z 2 = x 2 a 2 + y 2 b 2 com qualquer plano que contém O z é reunião de duas retas concorrentes em O .(b) Prove que existem planos contendo O y e existem planos conten
Prove que a quádrica Ω : z = l - x - h 2 a 2 + y - k 2 b 2 é um parabolóide hiperbólico.
Obtenha uma equação do lugar geométrico dos pontos de E 3 que são equidistantes das retas r : X = 0 , - 1 2 , 0 + λ 1,0 , 0 e s : X = 0 , 1 2 , 0 + λ 0,0 , 1 , e identifique-o.
Faça uma mudança de coordenadas conveniente para concluir que Ω : z = x y é um paraboloide hiperbólico e esboce-o.
Seja Ω a quádrica de equação y 2 - 4 z 2 + x - 2 y + 16 z - 15 = 0 .Faça uma translação do sistema de coordenadas para eliminar os termos de primeiro grau e identifique a quádrica.Obtenha, em relação