Enunciado

O paralelogramo A B C D (Figura 1.30 ) é determinado pelos vetores A B → e A D → , sendo M e N pontos médios dos lados D C e A B , respectivamente. Determinar:

A N → + B C →

Passo 1

Vamos lá, vamos primeiro localizar os vetores A N → e B C → da figura, onde o vetor A N → começa no ponto A e termina no ponto N e o vetor B C → começa no ponto B e termina no ponto C :

Para calcular a soma devemos colocar o ponto de término do vetor A N → tocando o ponto de início do vetor B C → , vamos então deslocar o vetor B C → :

Passo 2

Agora a soma desses dois vetores é o resultado o ponto de início do primeiro vetor, A N → , com o ponto de término do segundo vetor, B C → = N M → :

O que nos resulta no vetor:

A N → + B C → = A N → + N M → = A M →

Resposta

A N → + B C → = A M →

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Fixando uma reta r , indiquemos com v ' a projeção ortogonal de um vetor arbitrário v sobre r . Prove as seguintes propriedades:b) v ' ' = v '
Sejam u = O P → ,v = O Q → vetores não nulos tais que u v + v u = O R → também seja diferente de zero. Prove que O R é a bissetriz do ˆangulo P Ô Q Ô . Obtenha, a partir daí, a inclinação dessa bisset
Indicando genericamente por v * o vetor obtido de v por rotação positiva de 90◦, prove que α u + β v * = α u * + β v *eu , v *+u * , v =0 para quaisquer vetores u , v do plano e α ,β ∈ R .
Sejam A, B e C pontos do plano. Prove que as seguintes afirmações são equivalentes: a )A B → , A C → =A B → 2
Um subconjunto X do plano chama-se convexo quando o segmento de reta que liga dois pontos quaisquer de X está contido em X. Prove: O disco D de centro num ponto A e raio r ´e um conjunto convexo. (Por