Sugestão para os próximos 2 exercícios: Considere o paralelogramo A B C D . Seja U =   A B → e V =   A D → . Observe que as diagonais do paralelogramo são U + V e U - V .

Passo 1

Fala aeeeee, galera. Tudo bem?

Para um paralelogramo ser considerado um losango ele tem que atender a 2 condições.

1ª condição: ter todos os lados iguais

2ª condição: suas diagonais devem ser perpendiculares entre si.

Passo 2

O nosso paralelogramo tem diagonais abaixo:

D 1 : U + V

D 2 : U - V

D 1 é perpendicular a D 2 se, e somente se:

D 1 . D 2 = 0

Portanto:

U + V U - V = 0

U 2 - V 2 = 0

Passo 3

A maneira que garante a igualdade U 2 - V 2 = 0 como verdadeira é:

U = V

Logo, os lados do paralelogramo são iguais e suas diagonais perpendiculares entre si. Resultando em um losango.

Resposta

D e m o n s t r a ç ã o .

Exercícios de Livros Relacionados

Quais são as coordenadas do ponto P’, simétrico do ponto P = (1, 0, 3) em relação ao ponto M = (1, 2, −1)? (Sugestão: O ponto P’ é tal que o vetor M P ' → = - M P → ).
Verifique se o vetor U e combinação linear (soma de múltiplos escalares) de V e W:V = (9, −12, −6), W = (−1, 7, 1) e U = (−4, −6, 2);V = (5, 4, −3), W = (2, 1, 1) e U = (−3, −4, 1).
Demonstre que o segmento que une os pontos médios dos lados não paralelos de um trapézio é paralelo às bases, e sua medida é a média aritmética das medidas das bases. (Sugestão: Mostre que M N → = 1 2
Dados A B → = a → , B C → = b → e C D → = c → , determine, em função de a → , b → e c → , os vetores A X → e F X → , sabendo que E X → = 1 4 E B → .
Dado um tetraedro OABC, tem-se O A → = a → , O B → = b → , O C → = c → , O P → = 2 3 O B → . M é o ponto médio de A B → , N é o ponto médio de B C → e Q é o ponto médio de A C → . Pede-se u → = P M →