Para todo ponto P =(m,n) na hipérbole , mostre que a reta tem apenas um ponto P em comum com H. A reta r chama-se a tangente de H no ponto P
Passo 1
Falaaa, blz?? Então a ideia aqui é resolver o sistema de 2 equações (da hipérbole e da reta)
Vamos primeiro isolar x na equação da reta:
Da equação da hipérbole:
Elevando a primeira equação ao quadrado e substituindo na segunda:
Passo 2
Calculando o delta:
Como P pertence à hipérbole:
Passo 3
Logo, para o valor de x que achamos no começo, temos apenas 1 valor de y associado, assim, provando o que é pedido
Resposta
Demonstração
Exercícios de Livros Relacionados
Em cada um dos problemas 11 a 24, determinar a equação da hipérbole que satisfaz as condições dadas.Vértices em ( 5 , - 2 ) e ( 3 , - 2 ) , um foco em ( 7 , - 2 ) .
Em cada um dos problemas 11 a 24, determinar a equação da hipérbole que satisfaz as condições dadas.Vértices em ( 5,5 ) e ( 5 , - 1 ) , excentricidade e = 2 .
Em cada um dos problemas 11 a 24, determinar a equação da hipérbole que satisfaz as condições dadas.Centro C ( 2 , - 3 ) , eixo real paralelo a 0 y , passando por ( 3 , - 1 ) e ( - 1,0 ) .
Em cada um dos problemas 11 a 24, determinar a equação da hipérbole que satisfaz as condições dadas.Centro C ( - 2 , 1 ) , eixo real paralelo a 0 x , passando por ( 0 , 2 ) e ( - 5,6 ) .
Obter a equação reduzida resultante de uma translação de eixos, classificar, dar os elementos e representar graficamente as equações: x 2 - y 2 - 8 x - 4 y + 11 = 0