Em um sistema de partículas, a resultante de todas as forças peso nunca gera torque em relação à posição do centro de massa desse sistema.

(a) A afirmativa é verdadeira.

(b) A afirmativa é falsa.

[Início da prova] Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência do ar é desprezível; a aceleração da gravidade tem módulo g conhecido.

Passo 1

Para essa questão temos que puxar aquela informação da capa da prova, que diz que a gravidade é conhecida e tem modulo g .

Po, mas pra que a gente usa essa informação?

Calma, segue o raciocínio aqui...

Lembra que a gente pode concentrar a resultante de todas as forças peso de um sistema no centro de gravidade (CG)?

Ahhh, é verdade!

E lembra que se a gravidade for uniforme, a posição do centro de massa (CM) e do centro de gravidade (CG) coincidem?

r → C G = r → C M

Hum, isso também é verdade!

Se a capa da prova disse que a gravidade é conhecida e vale g , estamos em uma situação de gravidade uniforme (constante).

Então, podemos considerar que a resultante das forças peso de todo um sistema está concentrada no próprio centro de massa (CM). Como o torque de uma força com relação ao seu ponto de aplicação é nulo, podemos dizer que o torque dessa resultante sobre esse ponto (CM) será nulo.

A afirmativa é verdadeira.

OBS: Se não fizéssemos essa aproximação de uma gravidade uniforme (constante), poderíamos ter uma diferença entre a posição do CG e a posição do CM, assim, como concentramos a força peso no CG, ela geraria um torque com relação ao CM.

Resposta

Letra (a)

Exercícios Resolvidos de Cálculo do Centro de Gravidade

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados