27. Uma barra tem 6 m de comprimento e sua massa é de 24 kg. Se a medida da densidade linear em qualquer ponto da barra varia diretamente com o quadrado da distância do ponto a um extrmo, ache o maior valor da densidade linear.

Passo 1

O primeiro passo e encontrar a densidade, já que uma vez encotrada a função da densidade podemos integra-la para achar a massa total e logo depois o centro de massa.

O exercício nos diz que a densidade varia diretamente com o quadrado da distância portanto podemos escrever a densidade da seguinte forma:

ρ x = k x 2

onde x é a medida da distância em relação ao começo da barra.

Passo 2

Outra informação que o enunciado nos da é a massa total da barra que é de 24kg, mas sabemos que a massa total pode ser obtida a partir da integral da densidade. Usaremos essas informações para achar o valor da constante k.

M t = ∫ 0 l ρ ( x ) d x

M t = ∫ 0 6 k x 2 d x  

M t = k x 3 3 | 6 0

M t = 72 k

O exercício nos deu o valor de M t = 24   k g . Podemos então fazer a seguinte igualdade:

72 k = 24

k = 24 72

k = 1 3

Agora que temos o valor da constante basta aplica-la a função da densidade.

ρ x = 1 3 x 2

Passo 3

A função densidade da barra só pode ser aplicada ao intervalo de 0 a 6 que são as posições que um ponto pode assumir dentro dessa barra. Com isso temos que o máximo valor que a densidade pode assumir é quando a posição x é o próprio tamanho da barra. Com isso temos:

ρ 6 = 1 3 6 2

ρ 6 = 12 k g / m

Resposta

Densidade máxima: 12 k g / m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Use a fórmula do comprimento de arco do Exercício 26 para encontrar o comprimento de arco da curva. x = cos ⁡ t + ts e nt ,y = s e nt - t cos ⁡ t , ( 0 ≤ t ≤ π )
Um golfista dá uma tacada com sucesso. Suponha que a trajetória da bola do momento da tacada até atingir a grama seja descrita por y = 12,54 x - 0,41x 2 onde x é a distância horizontal em jardas (1 ja
Use a fórmula do comprimento de arco do Exercício 26 para encontrar o comprimento de arco da curva. x = 1 + t 2 ,y = 1 + t 3 0 ≤ t ≤ 1
Mostre que o comprimento de arco total da elipse x = 2 cos ⁡ t ,y = s e nt0 ≤ t2 π é dado por: 4 ∫ 0 π / 2 1 + 3 s e n 2 td t Use um CAS ou uma calculadora científica com integração numérica para apro
Seja y = f ( x ) uma curva lisa no intervalo fechado [ a , b ] . Prove que, se m e M são números não negativos, tais que m ≤ f ' x ≤ M para cada x em [ a , b ] , então o comprimento de arco L de y = f