Ache o centroide da região a , limitada pela curva e pelo eixo x.
Passo 1
Precisaremos determinar os valores dos momentos de massa , e a área A da região para podermos calcular o centroide, as equações então serão:
Passo 2
Vamos primeiro resolver a equação da área da região:
Integrando o único termo:
Aplicando os limites:
Passo 3
Para resolvermos , usaremos a relação:
E a integral fica:
Integrando cada termo:
Aplicando os limites:
Passo 4
Para calcularmos usaremos o método de integração por partes:
Chamaremos e . A integral então fica:
Resolvendo a última integral:
Aplicando os limites:
Passo 5
E agora jogamos os resultados nas equações das coordenadas do centroide:
E então o centroide terá aproximadamente as coordenadas (-7,94, -1,94)
Resposta
(-7,94, -1,94)
Exercícios de Livros Relacionados
Nos Exercícios 1-14, determine o centro de massa de uma placa fina de densidade constante δ que abranja a região dada.a) A região cortada do primeiro quadrante pelo círculo x 2 + y 2 = 9 .
Nos Exercícios 1-14, determine o centro de massa de uma placa fina de densidade constante δ que abranja a região dada.A região entre a curva y = 1 / x e o eixo x de x = 1 a x = 16 .
A região limitada pelas curvas y = ± 4 / x e pelas retas x = 1 e x = 4 é girada em torno do eixo y para gerar um sólido.Determine o volume do sólido.
A região limitada pelas curvas y = ± 4 / x e pelas retas x = 1 e x = 4 é girada em torno do eixo y para gerar um sólido.Determine o volume do sólido. Esboce a placa e mostre o centro de massa em seu d
38-Determine o centro de massa de uma placa fina de densidade constante que cobre a região entre a curva y = 3 / x 3 2 e o eixo x de x = 1 a x = 9 .. Determine centro de massa de uma placa se, em vez