Enunciado
Cálculo - Anton - Cálculo - Vol 1- Ed: 10º - Capítulo 1.3 - Ex. 74
Em alguns modelos de aprender a executar alguma atividade (por exemplo, malabarismo), supõe-se que o nível de competência de um indivíduo cresça com a prática, mas não pode crescer indefinidamente. Como os conceitos desta seção são aplicáveis a um modelo desses?
Passo 1
Então galera, todo o conhecimento que possuímos sobre determinado conteúdo, atividade ou qualquer coisa parecida possui um limite, mas como assim? Sim, de fato, o que se conhece do mundo aumenta a cada dia que passa, mas ainda sim é possível definirmos que há um limite ao que se conhece. Por exemplo, peguemos um malabarista. Suponhamos que existam 100 manobras para um malabarista aprender. Assim como dito no enunciado, o nível de competência de um indivíduo cresce com a prática, no entanto, a partir do momento em que o malabarista aprender os 100 movimentos, a não ser que ele crie novos, o crescimento não continuará no mesmo ritmo, tenderá para alguma quantidade de movimentos, uma vez que é impossível praticarmos infinitos movimentos, pois temos limitações.
Tendo isso em vista, podemos estabelecer uma função assintótica a fim de modelar esse problema do malabarista. Para um tempo muito longo, isto é, para a quantidade de movimentos possíveis diminuem, impossibilitando um crescimento indefinido.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)