Analise as funções trigonométricas f nos intervalos especificados indicando onde f é crescente, decrescente, côncava para cima, côncava para baixo, e as coordenadas x de todos os pontos de inflexão. Verifique se seus resultados estão em conformidade com o gráfico de f gerado por algum recurso computacional.

36. f x = 2 x + cotg ⁡ x ,   ( 0 ,   π )

Passo 1

Peguemos o gráfico da função, dentro do intervalo pedido, pra já termos uma melhor ideia dos nossos resultados:

Passo 2

f vai ser crescente entre os pontos de mínimo e os pontos de máximo, nesta ordem, necessariamente. Pra determiná-los, precisamos derivar a função e igualar a derivada a zero.

Temos:

f ' x = 2 - csc 2 ⁡ x

Igualando a zero, vamos ter:

2 - csc 2 ⁡ x = 0

csc 2 ⁡ x = 2

csc ⁡ x = 2

1 sen ⁡ x = 2

sen ⁡ x = 1 2 = 2 2

Do ciclo trigonométrico, temos que o ângulo cujo seno vale 2 2 é o ângulo de 45 ° = π 4 , mais todos os arcos que distam k π desse ângulo, onde k é um número inteiro qualquer.

Dentro desse intervalo, ( 0 ,   π ) constam os arco de π 4 e 3 π 4 , que são nossos pontos de mínimo e máximo, respectivamente!

Dessa forma, ao observar pelo gráfico, o intervalo onde a função é crescente será entre os pontos críticos:

( π 4 , 3 π 4 )

A função será decrescente em:

0 , π 4 ∪ ( 3 π 4 ,   π )

Passo 3

Pra verificar os intervalos de concavidade voltada pra cima e pra baixo, precisamos dos pontos de inflexão, que se determinam quando igualamos a derivada segunda da função a zero.

Temos:

f ' ' x = 2 csc 2 ⁡ x cot ⁡ x

Igualando a zero, vamos ter:

2 csc 2 ⁡ x cot ⁡ x = 0

csc 2 ⁡ x cot ⁡ x = 0

Pelas identidades trigonométricas, reescrevemos da seguinte forma:

cos ⁡ x sen 3 ⁡ x = 0

Pra que isso valha, temos que:

cos ⁡ x = 0

O ângulo cujo cosseno é zero é x = π 2 , que está dentro do intervalo trabalhado. Então, esse é o ponto de inflexão. Os intervalos de concavidade voltadas pra cima e pra baixo serão:

Pra cima: ( 0 , π 2 )

Pra baixo: ( π 2 ,   π )

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

45. a) Mostre que ln ⁡ x + 1 ≤ x se x ≥ 0 .b) Mostre que ln ⁡ x + 1 ≥ x - 1 2 x 2 se x ≥ 0 .c) Confirme as desigualdades em a) e b) com um recurso gráfico.
Uma tormenta que se aproxima provoca uma queda na temperatura. Apresente uma afirmação que indica que há um ponto de inflexão no gráfico da temperatura versus tempo. Explique como a existência de um p
Explique o que a análise de sinais de f ' x e f ' ' x revela sobre o gráfico de y = f x .
63-66. Suponha que a água esteja fluindo a uma taxa constante para dentro dos frascos mostrados. Faça um esboço grosseiro do gráfico do nível de água y versus tempo t . Assegure-se de que o esboço mos
Supondo que A ,k e L sejam constantes positivas, verifique que o gráfico de y = L 1 + A e - k t tem um ponto de inflexão em 1 k ln ⁡ A , 1 2 L .