Enunciado

Em cada um dos seguintes casos, verificar se o Teorema do Valor Médio se aplica. Em caso afirmativo, achar um número c em ( a , b ) , tal que

f ' c = f b - f a b - a

Interpretar geometricamente.

(c) f x = x 3 ; a = 0 ,   b = 4 .

Passo 1

Bom, pessoal, para sabermos se o Teorema do Valor Médio se aplica, precisamos saber se a f ( x ) é contínua no intervalo dado. No intervalo [ 0 , 4 ] , temos que a função f x = x 3 é contínua e derivável, pois f é do tipo polinomial.

Assim, vamos calcular f ' ( c ) !

f ' x = 3 x 2

f ' c = 3 c 2 = b 3 - a 3 b - a

Vamos substituir os valores aqui. Como a = 0 e b = 4 .

3 c 2 = 4 3 - 0 3 4 - 0

c 2 = 4 3 4 ⋅ 1 3

c 2 = 4 2 3

c = 4 3 = 4 3 3

Passo 2

Interpretação geométrica: a figura que segue mostra que a reta tangente no ponto c , representada pela cor azul é paralela à reta secante que passa nos pontos ( a , f a ) e ( b , f b ) , representada na cor verde.

Resposta

O número c é igual a:

c = 4 3 3

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Verifique que a função satisfaz as três hipóteses do Teorema de Rolle no intervalo dado. Então, encontre todos os números c que satisfazem à conclusão do Teorema de Rolle. f x = x 3 - x 2 - 6 x + 2
Encontre o número c que satisfaça à conclusão do Teorema do Valor Médio para o intervalo dado. Desenhe o gráfico da função, a reta secante passando pelas extremidades, e a reta tangente em (c, f (c)).
Mostre que a equação tem exatamente uma raiz real. 2 x + cos ⁡ x = 0
Mostre que a equação tem exatamente uma raiz real.20. x 3 + e x = 0
Seja f x = 2 - 2 x - 1 Mostre que não existe um valor c tal que f 3 - f 0 = f ' ( c ) ( 3 - 0 ) Por que isso não contradiz o Teorema do Valor Médio?