Calcule a integral interpretando-a em termo das áreas.
Passo 1
Uma integral pode ser interpretada como a área entre a curva da função e o eixo , considerando a área abaixo do eixo como negativa. Sendo a área acima do eixo e a área abaixo, temos que a integral é calculada por:
Vamos então esboçar o gráfico da função, calcular as áreas acima e abaixo do eixo e com isso obter o valor da integral.
Passo 2
Nossa função é , uma reta. Temos nos extremos do intervalo de integração e . A função passa pelo eixo quando :
Entao desenhamos a funcao e a área entre ela e o eixo:
Passo 3
Só falta agora calcularmos a integral pela área dos triângulos. A área abaixo do gráfico que vai ser considerada negativa tem o seguinte valor:
A area acima do gráfico é:
Entao a integral fica:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Esboce a região limitada pelas curvas dadas. Decida quando integrar em relação a x ou a y. Desenhe um retângulo típico de aproximação e coloque sua altura e largura. Entao calcule a área da região.17.
Esboce a região limitada pelas curvas dadas. Decida quando integrar em relação a x ou a y. Desenhe um retângulo típico de aproximação e coloque sua altura e largura. Entao calcule a área da região.26.
Esboce a região limitada pelas curvas dadas. Decida quando integrar em relação a x ou a y. Desenhe um retângulo típico de aproximação e coloque sua altura e largura. Entao calcule a área da região.22.
Esboce a região limitada pelas curvas dadas. Decida quando integrar em relação a x ou a y. Desenhe um retângulo típico de aproximação e coloque sua altura e largura. Entao calcule a área da região.23.
Esboce a região limitada pelas curvas dadas. Decida quando integrar em relação a x ou a y. Desenhe um retângulo típico de aproximação e coloque sua altura e largura. Entao calcule a área da região.12.