Enunciado

Os campos de direções dados correspondem a uma das equações diferenciais abaixo. Identifique a equação diferencial que combina com a figura e esboce curvas e soluções pelos pontos destacados.

Passo 1

Bom galera, aqui tem uma dica que eu vou dar pra matar essa questão, tá vendo que a inclinação das direções são sempre a mesma, isso indica que a derivada é uma contante, logo a derivada da função só pode ser:

a d y d x = 2

Passo 2

Agora, vamos integrar isso:

∫ 2   d x = 2 x + C

Passo 3

Então precisamos achar as funções que passe pelos pontos ( 2 ,   1 ) , ( 0 ,   - 3 ) e ( - 3 ,   4 ) . Usando o problema de valor inicial para descobrir o valor de C , encontramos um para cada ponto e montamos as funções:

2 , 1 → 2 x - 3

0 , - 3 → 2 x - 3

- 3 ,   4 → 2 x + 10

Plotando isso fica:

Resposta

O p ç ã o   A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a integral ∫ - 1 2 e x - 1 d x .
Use a entrada indicada da Tabela de Integrais nas Páginas de Referência para calcular a integral. ∫ 1 2 4 x 2 - 3 d x , e n t r a d a39
Um carro desloca-se a 72 km/h ao longo de uma estrada reta desacelerando a uma taxa constante de 1 m/s².Quanto tempo leva para a velocidade chegar a 54 km/h?Qual a distância que o carro percorrerá até
Uma pedra, largada de uma altura desconhecida, bate no chão com uma velocidade de 24 m/s. Encontre a altura da qual ela foi largada.
Calcule a integral. ∫ d x 3 + x 2 3 2