Dado a circunferência de equação x 2 + y 2 = 9 , ache a menor distancia entre o ponto (4, 5) e um ponto na circunferência.

Passo 1

Poderíamos fazer essa questão da mesma forma que fizemos as outras dessa seção, encontrando a derivada e tudo mais, mas dá pra fazer e um jeito mais simples e geométrico. Vamos desenhar tudo e usar algumas propriedades da circunferência e distância entre pontos.

Passo 2

Vamos começar esboçando isso que a questão fala, uma coisa de cada vez. Essa circunferência que ele diz tem equação x 2 + y 2 = 3 2 , isso é uma circunferência centrada na origem de raio 3 :

Agora vamos colocar o ponto 4 ,   5 nesse gráfico:

Passo 3

Queremos a menor distância d entre a circunferência e o ponto, então vamos começar desenhando uma reta que liga o ponto ao raio da circunferência:

Se encontrarmos o tamanho desse segmento de reta e subtrairmos o raio, teremos o restante da reta laranja que está fora da circunferência; e esse restante é exatamente o que queremos!

A distância desse ponto até o centro da circunferência será:

D = 5 - 0 2 + 4 - 0 2 = 41

E como:

D = r + d

d = D - r

d = 41 - 3 ≅ 3,4

Não tem pra que complicar a questão e sair procurando derivada.

Resposta

3,4 unidades.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Viga mais curta. O muro de 8 pés mostrado na figura a seguir está a 27 pés do edifício. Determine o comprimento da viga mais curta que alcançará o edifício, apoiado no solo do lado de fora do muro.
62. Derivada d t d x no Exemplo 4c. Demonstre que: d t d x = x c 1 a 2 + x ² - d - x c 2 b 2 + ( d - x ) ² ² ²é uma função crescente de x .
A cadeia Mega Motel, com capacidade de 800 quartos, fica lotada quando o custo do quarto é de $50 por noite. Para cada aumento de $10 no custo do quarto, 40 quartos a menos ficam ocupados a cada noite
62. Derivada d t d x no Exemplo 4b. Demonstre que: g x = d - x b 2 + ( d - x ) ² ²é uma função decrescente de x .
62. Derivada d t d x no Exemplo 4a. Demonstre que: f x = x a 2 + x ² ²é uma função crescente de x .