Enunciado

Derive a função.

g (x) = x^2 ( 1 - 2 x )

Passo 1

Vamos fazer essa questão! O enunciado nos dá:

g (x) = x^2 ( 1 - 2 x )

E pede pra a gente calcular g^' ( x ) . Antes de pensar como derivar essa função, podemos multiplicar x^2 pela expressão em parênteses:

g (x) = x^2 - 2 x^3

Temos em mãos uma função polinomial, isso significa que vamos precisar usar a regra da potência, ou seja:

f (x) = x^n -> f^' (x) = n x^(n - 1)

Passo 2

Vamos aplicar a regra da potência em x^2 e em - 2 x^3 separadamente, mas lembra que a soma de duas derivadas é igual a derivada das somas, então podemos resolver tudo junto!

Assim:

g^' (x) = (2) x^(2 - 1) - 3 (2) x^(3 - 1)

g^' (x) = 2 x - 6 x^2

Repara que a constante e o sinal de menos se mantem!

Prontinho😉

Resposta

g^' (x) = 2 x - 6 x^2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Nos Exercícios 11-18, determine o coeficiente angular do gráfico da função em um ponto dado. Em seguida, determine uma equação para a reta tangente ao gráfico naquele ponto. h t = t 3 + 3 t ,( 1,4 )
Nos Exercícios 11-18, determine o coeficiente angular do gráfico da função em um ponto dado. Em seguida, determine uma equação para a reta tangente ao gráfico naquele ponto. f x = x + 1 ,( 8,3 )
Nos Exercícios 11-18, determine o coeficiente angular do gráfico da função em um ponto dado. Em seguida, determine uma equação para a reta tangente ao gráfico naquele ponto. f x = x 2 + 1 ,2,5
Nos Exercícios 5-10, determine uma equação para a tangente à curva em um ponto dado. Em seguida, esboce a curva e a tangente em um único gráfico. y = 4 - x 2 ,( - 1,3 )
Nos Exercícios 5-10, determine uma equação para a tangente à curva em um ponto dado. Em seguida, esboce a curva e a tangente em um único gráfico. y = 2 x ,( 1 , 2 )