Enunciado

Determine o domínio e a imagem de cada função composta. Em seguida, faça o gráfico das compostas em telas separadas. Os gráficos fazem sentido em cada caso? Justifique suas respostas e comente sobre as diferenças que você vê.

  1. y = s e n - 1 ( s e n x )
  2. y = s e n ( s e n - 1 x )

Passo 1

E aí, galera! Vamos lembrar, antes de mais nada, que s e n - 1   é a mesma coisa que a r c s e n , ou seja, o arco cujo seno vale determinada coisa.

Nosso passo-a-passo vai ficar assim:

  1. Achar o domínio e a imagem;
  2. Fazer o gráfico de cada função;
  3. Responder as perguntas.

Passo 2

LETRA A) y = s e n - 1 ( s e n x )

  1. Bom, vale lembrar que domínio são todos os valores possíveis para x e imagem são todos os valores de y que são ligados nos x .
  2. Para achar o domínio, vamos ver o que acontece com a s e n - 1 ( s e n x ) . Como o seno vai de -1 a 1, e o seno tá valendo s e n x (bugado, né?), temos que - 1 ≤ s e n x ≤ 1 . Pra quais valores de x o seno está entre -1 e 1? Todos!

    Então: D ( y ) = R

    A imagem vai ser os arcos que fazem s e n - 1 ( s e n x ) valer. Como não tem restrição pro que tá dentro do s e n - 1 , ele próprio vai poder ser qualquer arco que faz o seno variar de -1 a 1. Qual arco faz ele ser -1? O - π 2 . E qual faz ele ser 1? O π 2 . Então, a imagem vai de - π 2 até π 2 .

    Então: I m ( y )   =   [ - π 2 , π 2 ]

  3. O gráfico é assim:

Passo 3

LETRA B) y = s e n ( s e n - 1 x )

  1. Para achar o domínio, vamos ver o que acontece com a s e n ( s e n - 1 x ) . O seno não tem restrições pro que tá dentro, então o s e n - 1 x pode ser qualquer número real. Então, se pode ser qualquer arco, o x ali dentro vai, necessariamente, de -1 a 1, que são os valores extremos pro seno.

Então: D ( y ) = [ - 1,1 ]

A imagem vai ser os arcos que fazem s e n ( s e n - 1 x ) valer. Como não tem restrição pro que tá dentro do s e n - 1 , ele próprio vai poder ser qualquer arco. Então, a imagem do seno que vale qualquer arco vai de -1 a 1, que são os extremos possíveis pra ele.

Então: I m ( y )   =   [ - 1,1 ]

(2) O gráfico vai ficar assim:

Passo 4

(3) Os gráficos fazem sentido?

Repara só:

O primeiro gráfico é de a r c s e n , que não é uma função periódica originalmente, ficou com o gráfico de uma função periódica. (Função periódica é aquela que se repete com um certo padrão)

Já o segundo gráfico é de seno, que é uma função periódica originalmente, mas seu gráfico não ficou periódico.

Então, eles não fazem sentido.

Resposta

  1. D ( y ) = R , I m ( y )   =   [ - π 2 , π 2 ] . O gráfico não faz sentido.
  2. D ( y ) = [ - 1,1 ] , I m ( y )   =   [ - 1,1 ] . O gráfico não faz sentido.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

7. Uma caixa fechada deve ser feita de um pedaço de papelão com 180cm por 300 cm, tirando fora quatro quadrados de mesmo tamanho (veja a figura abaixo), dobrando ao longo das retas tracejadas e encaix
5. Um contêiner de base quadrada e lados retangulares sem tampa tem um volume de 8 metros cúbicos. O material da base custa $ 5 por metro quadrado e o lados, $ 2 por metro quadrado.Encontre uma fórmul
6. Uma bola com raio de 15 cm recebe uma camada uniforme de plástico.Expresse o volume de plástico como uma função da espessura da camada.Qual é o dominio da função volume obtida em (a)?
Esboce o gráfico da função: f x = - 1 , x ≤ - 5 25 - x 2 , - 5x5 x - 5 , x ≥ 5
Use os gráficos das funções f e g na figura ao lado para resolver os seguintes problemas.Encontre f ( - 2 ) e g ( 3 ) .Com quais valores de x temos f x = g x ? Com quais valores de x temos que f x2 ?