Determine o domínio e a imagem da função e desenhe um esboço do seu gráfico.
Passo 1
Vamo lá, a questão quer o domínio, a imagem e o gráfico da função. Vamos fazer um de cada vez nessa mesma ordem que tudo sai no fluxo.
Passo 2
Pra determinar o domínio não tem stress nenhum, né? Nada de raiz, nada de no denominador então o nosso domínio será:
Passo 3
Batendo o olho na função, já dá pra ver que e são inversamente proporcionais e ainda mais, podemos dizer que a função tem um “teto” já que estamos em função do módulo de . Vamos achar o ponto onde a função tem seu maior valor. Como o maior valor de é em , vamos fazer :
Então nossa função terá a imagem:
Passo 4
E seu gráfico vai ficar assim:
Resposta
Domínio:
Imagem:
Exercícios de Livros Relacionados
Para os Exercícios 1-6, encontre o domínio e a imagem de cada função. f x = 1 + x 2 O domínio da função vai ser o conjunto de todos os números que gente pode colocar na função e que não vai dar proble
13. Considere o ponto ( x , y ) que está no gráfico da reta 2 x + 4 y = 5 . Sendo L a distância do ponto x , y à origem ( 0,0 ) , represente L em função de x .
Encontre o domínio e faça o gráfico das funções nos Exercícios 15-20.19. F t = t t
11. Expresse o comprimentro da aresta de um cubo em função do comprimento da diagonal d . Depois, expresse a área da superfície e o volume do cubo em função do comprimento da diagonal.
Para os Exercícios 1-6, encontre o domínio e a imagem de cada função.4. g x = x 2 - 3 x O domínio da função vai ser o conjunto de todos os números que gente pode colocar na função e que não vai dar pr