Determine os sinais das derivadas parciais da função f cujo gráfico está mostrado.

(a) f x y 1,2 (b)   f x y - 1,2

Passo 1

Fala aí, galera! Beleza?

Nessa questão nós temos o gráfico de uma função f e queremos responder se as derivadas segundas no ponto dado são positivas ou negativas, ok?

Bom, aqui nós temos derivadas cruzadas. Vamos entender melhor como analisar...

A derivada primeira f x representa a taxa de variação de f quando y está fixado. Outra forma de entender isso é pensar que f x é a inclinação da reta tangente ao gráfico de f quando fixamos um certo valor de y .

Veja a imagem acima, retirada do livro James Stewart, Cálculo Vol. 2. Na figura (a), podemos ver um plano que define y = 2 ,   para uma função g ( x , y ) qualquer.

A derivada g x   corresponde à inclinação da reta tangente ao gráfico de g nos pontos ( x , 2 ) . Na figura (b) ao lado, essa reta tangente (em cor rosa) é mostrada para algum ponto ( x , 2 ) .

Sendo assim, a derivada segunda de f vai nos dar a taxa de variação da derivada primeira, ou seja, a taxa de variação da inclinação da reta tangente ao gráfico de f   quando mantemos y   constante .

Tá comigo até aqui? Vamos seguir então...

Passo 2

O que significa a derivada segunda? Ora, g x x dará a taxa de variação da derivada primeira, ou seja, a taxa de variação da inclinação daquela reta rosa.

Se a inclinação da reta rosa aumenta conforme x   aumenta, então a inclinação será uma função crescente e g x x   será positiva, significando uma concavidade para cima, por exemplo.

Perfeito! Agora nós entendemos o significado da derivada segunda.

Mas como podemos analisar g x y ? Essa derivada pode ser escrita como

g x y = ∂ ∂ y g x

Ou seja, uma vez que sabemos a inclinação g x para algum ponto ( x , y ) , como na imagem (b), g x y será a taxa de variação da inclinação quando variamos y . Ela vai nos dizer o que acontece com aquela reta rosa conforme variamos y .

Bom, com isso nós podemos analisar f x y 1,2 e   f x y - 1,2 .

Partiu?

Passo 3

Vamos começar por f x y 1,2 .

Como discutimos antes, primeiro nós vamos encontrar f x 1,2   .

Podemos ver que a função tem inclinação f x positiva no ponto ( 1,2 ) . Para responder sobre f x y 1,2 ,   vemos que a inclinação f x aumenta quando passamos a olhar para ela em valores maiores de y .   Logo, podemos dizer que f x y   ( 1,2 )   é positivo!

Passo 4

Da mesma forma, vamos analisar o ponto - 1,2 .  

Nesse caso, vemos que a inclinação da reta nesse ponto é negativa. Conforme nos deslocamos para valores maiores de y , essa inclinação se torna cada vez mais negativa, ou seja, é decrescente. Com isso, podemos dizer que f x y - 1,2 �� negativo.

Resposta

f x y 1,2 → p o s i t i v o

f x y - 1,2 → n e g a t i v o

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine as derivadas parciais de primeira ordem da função.28 – f x , y = x y
Determine as derivadas parciais de primeira ordem da função. ω = s e nα cos ⁡ β
Determine as derivadas parciais de primeira ordem da função. f r , s = rl n ⁡ ( r 2 + s ² ) ²
Determine as derivadas parciais de primeira ordem da função. f x , t = a r c t g( x t )