Encontre a área da superfície com precisão de quatro casas decimais, expressando-a em termos de uma integral unidimensional e usando sua calculadora para estimar a integral.

A parte da superfície z = ln(x^2 + y^2 + 2) que está acima do disco x^2 + y^2 ≤ 1 .

Passo 1

Pessoal, se uma superfície S tem uma equaçao da forma z = f ( x , y ) , onde ( x , y ) ∈ D e se f tem derivadas parciais contínuas, temos que:

A S = ∬ 1 + ∂ z ∂ x 2 + ∂ z ∂ y 2 d A

Passo 2

Dado que z = ln ⁡ x 2 + y 2 + 2 , precisamos calcular primeiro as nossas derivadas parciais.

∂ z ∂ x = 2 x x 2 + y 2 + 2

∂ z ∂ y = 2 y x 2 + y 2 + 2

Portanto,

A S = ∬ 1 + 2 x x 2 + y 2 + 2 2 + 2 y x 2 + y 2 + 2 2 d A

A S = ∬ 1 + 4 x 2 + 4 y 2 x 2 + y 2 + 2 2 d A

A região D é dentro da circunferência x 2 + y 2 = 1 .

Passo 3

Antes de resolver a integral, vamos passar para coordenadas polares, só pra facilitar um pouco a nossa vida.

x = r cos ⁡ θ

y = r sin ⁡ θ

onde, 0 ≤ θ ≤ 2 π e 0 ≤ r ≤ 1 .

Assim,

A S = ∫ 0 2 π ∫ 0 1 1 + 4 r 2 r 2 + 2 2 r d r d θ = ∫ 0 2 π d θ ∫ 0 1 r 1 + 4 r 2 r 2 + 2 2 d r

A S = 2 π ∫ 0 1 r 1 + 4 r 2 r 2 + 2 2 d r

Como pedido pela questão, a integral calculada pela calculadora é igual a 3,56180

Resposta

A integral é igual a 3,56180 .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre a área da superfície.Parte da superfície z = 4 - 2 * x^2 + y que está acima do triângulo com vértices (0,0), (1,0) e (1,1) .
Identifique a superfície com equação vetorial dada.r → (u, v) = (1 + 2u)i^ + (-u + 3v)j^ + (2 + 4u + 5v)k^
Identifique a superfície com equação vetorial dada.r(u, v) = u * cos(v) * i + u * sen(v) * j + u^2 * k
Use um computador para traçar o gráfico da superfície paramétrica. Imprima o resultado e indique sobre ele quais são as curvas de grade que têm u constante e quais têm v costante.r(u, v) = ⟨ cos^3(u),
Case as equações com os gráficos identificados por I - V I e dê razões para sua resposta. Determine quais famílias de curvas da grade têm u constante e quais têm v constante.x = u^3 , y = u * sen(v) ,