Esboce a curva usando as equações paramétricas para marcas os pontos. Indique com uma seta a direção na qual a curva é traçada quando t aumenta.

x = t

y = 1 - t

Passo 1

Vamos arbitrar alguns valores de t ecalcular os pontos ( x , y ) correspondentes.

Depois a gente plota esses pontos, liga tudo e teremos nossa curva.

Passo 2

Plotando esses pontos e ligando tudo:

Repara que já marquei também a seta que indica o sentido da curva. Pra isso é só observar qual foi o primeiro ponto a ser marcado (quando t = 0 ) e qual foi o segundo ponto a ser marcado.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Use uma calculadora gráfica ou um computador para reproduzir a figura.
Faça um gráfico com vários membros das famílias de curvas x = s e nt + s e nn t , y = c o st + c o sn t , onde n é um número inteiro positivo. Quais as características que essas curvas têm em comum? O
Investigue a família de curvas dadas por r = 1 + c cos ⁡ θ , em que c é um número real. Como o formato muda conforme c varia?
Investigue a família de curvas dada por r = 1 + c o s n θ onde n é um inteiro positivo. Como muda o formato quando n aumenta? O que acontece quando n se torna maior? Explique a forma para o n maior co
67-72. Use uma ferramenta gráfica para traçar a curva polar. Escolha o intervalo do parâmetro para ter certeza de que você fez a curva inteira.70. r = t gθ c o t gθ (curva valentina)