Escreva, mas não calcule, uma integral para o volume de um sólido obtido pela rotação da região limitada pelas curvas dadas em torno do eixo especificado.

y = x^4, y = sen(πx / 2); em torno de x = -1

Passo 1

Usando o enunciado temos o seguinte esboço:

Passo 2

Como podemos ver, a região está limitada em x entre 0 e 1. Nosso raio é ( x - - 1 = x + 1 , e nossa altura é ( sen ⁡ π x 2 - x 4 ) então nossa integral é:

V = ∫ 0 1 2 π ( x + 1 ) ( sen ⁡ π x 2 - x 4 ) d x

Resposta

V = ∫ 0 1 2 π ( x + 1 ) ( sen ⁡ π x 2 - x 4 ) d x .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ache o volume do sólido gerado pela rotação em torno do eixo y, da região limitada pelo gráfico de y = |x - 3| e pelas retas x = 1 , x = 5 , e y = 0 . Tome os elementos de área retangulares paralelos
Ache o volume do sólido de revolução descrito pelo método do invólucro cilíndrico quando a região dada da figura for rotacionada em torno da reta indicada. Uma equação da curva na figura é y 2 = x 3 .
Resolva o Exercício 5 da seção6.1 pelo método do invólucro cilíndrico.
Nos Exercícios 7-12, use o método da casca para determinar o volume do sólido obtido com a rotação em torno do eixo y das regiões limitadas pelas curvas e retas a seguir.y = 2x - 1, y = raiz(x), x = 0
Nos Exercícios 7-12, use o método da casca para determinar o volume do sólido obtido com a rotação em torno do eixo y das regiões limitadas pelas curvas e retas a seguir.y = 2 - x^2, y = x^2, x = 0