Enunciado

Uma estimativa anual do numero N (em milhões) de assinantes de telefones celulares nos Estados Unidos é mostrada na tabela. (Estimativas dadas para meados do ano).

  1. Use os dados da tabela para esboçar o gráfico de N como uma função t
  2. Use seu gráfico para estimar o numero de assinantes de telefones celulares nos anos de 2001 e 2005

Passo 1

Fala, galera! Beleza? Vamos resolver essa questão!

O enunciado nos deu alguns dados tabelados, para uma estimativa anual do número N de assinantes de telefones celulares. Aí ele nos pediu pra usar esses dados e esboçar um gráfico de N como uma função do tempo t .

Em seguida, nós precisamos usar o gráfico obtido para estimar o número de assinates de celulares em 2001 e 2005 .

Então, o que nós vamos fazer é marcar os pontos ( N ,   t ) no gráfico cartesiano, com base na tabela que ele nos deu, e depois olhar o valor de N quando t = 2001 e quando t = 2005 .

Vamos lá!

Passo 2

Vamos olhar a tabelinha que o enunciado nos deu:

Marcando esses pontos no gráfico cartesiano, com t sendo a abscissa (variável independente) e N a ordenada (variável dependente), temos:

Agora ligando esses pontos, temos a curva de N × t (número de assinates versus tempo):

Passo 3

Na letra b) ele diz pra gente usar o gráfico para estimar o numero de assinantes em 2001 e 2005 . Para fazer isso vamos encontrar os pontos onde t = 2001 e t = 2005 ns curva e obter o valor de N correspondente:

Observe que o primeiro ponto em t = 2001 , corresponde a aproximadamente 126 milhões de assinantes. Além disso, para t = 2005 temos, em N , aproximadamente 207 milhões de assinantes.

Prontinho, galera! Até a próxima! 😉

Resposta

126   m i l h õ e s   e m   2001   e   207   m i l h õ e s   e m   2005

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para os Exercícios 1-6, encontre o domínio e a imagem de cada função.5. f t = 4 3 - t O domínio da função vai ser o conjunto de todos os números que gente pode colocar na função e que não vai dar prob
Para os Exercícios 1-6, encontre o domínio e a imagem de cada função.2. f x = 1 - x O domínio da função vai ser o conjunto de todos os números que gente pode colocar na função e que não vai dar proble
10. Expresse o comprimentro do lado de um quadrado em função do comprimento d da diagonal do quadrado. Depois, expresse a área do quadrado em função do comprimento da diagonal.
Nos exercícios 7 e 8 quais gráficos são de funções de x e quais não são? Justifique suas respostas.7. b. Para um gráfico ser de em função de x , cada valor de x só pode corresponder a um valor de y .
12.Um ponto P no primeiro quadrante está no gráfico da função f x = x . Expresse as coordenadas de P em função do coeficiente angular da reta que liga P à origem.