Enunciado

Nos exercícios de 5 a 10, marque num gráfico o ponto com as coordenadas polares dadas; ache então outro conjunto de coordenadas polares para o mesmo ponto para o qual a r < 0   e   0 ≤ θ ≤ 2 π ; b   r > 0   e - 2 π < θ ≤ 0 ; c   r < 0   e - 2 π < θ ≤ 0 .

10. ( 2 ,   4 π 3 )

Passo 1

Neste tipo de questão na hora de marcar os pontos em coordenadas polares devemos primeiro marcar o ângulo tendo seu vértice na origem do eixo polar e seu lado inicial ao longo do eixo polar. Após isso, marcamos o valor do seu raio.

Passo 2

Sendo assim, o ponto da letra (a) será representado por B no gráfico, o ponto da letra (b) será representado por C no gráfico e o ponto da letra (c) será representado por D no gráfico. Logo, teremos:

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ache a equação polar da parábola contendo o ponto ( 2 ,1 3 π ), cujo foco está na origem e cujo vértice está na extensão do eixo polar.
A distância entre duas diretrizes de uma elipse é três vezes a distância entre os focos. Ache a excentricidade.
Uma corda focal de uma cônica é divvida em dois segmentos pelo foco. Prove que a soma dos recíprocos das medidas dos comprimentos dos dois segmentos é a mesma, não imporá a corda tomada.
Uma corda focal de uma cônica é o segmento que passa pelo foco cujas extremidades estão sobre a cônica. Prove que duas cordas de uma parábola são perpendiculares, então a soma é uma constante.
Os pontos A e B estão separados por 1000m. Pelo som de uma explosão ouvida nesses pontos em instantes diferentes, foi determinado que a localização da explosão é de 600m mais perto de A do que de B. M