Expresse o raio de uma esfera em função da área de sua superfície. Em seguida, expresse a área de sua superfície em função do volume.

Passo 1

Oláaa, galerinha cheirosa! Esse problema é assim, ó: você escreve a área da superfície de uma esfera e depois isola o raio, ok?

Depois, você vai ter que achar uma relação entre a equação do volume de uma esfera e a equação da área de sua superfície, ok?

Passo 2

Então, nesse passo vamos escrever a fórmula da área da superfície, que é essa:

A   =   4 π r 2 e isolar o raio.

A   =   4 π r 2   → r 2   =   A 4 π   → r   =   ± A 4 π   → r   =   ± 1 2 A π , mas como o raio é sempre positivo, vamos ficar com r ( A )   =   1 2 A π

Passo 3

Agora, vamos achar a relação. Seguinte, a fórmula do volume de uma esfera é essa V   =   4 3 π r 3 , certo? Vamos isolar o raio e jogar ele na equação da área, tá?

V   =   4 3 π r 3   → r 3   =   3 4 π V →   r =   3 4 π V 3

Jogando na equação da área…

A   =   4 π r 2   →   A   =   4 π (   3 4 π V 3 ) 2   →   A ( V )   =   4 π (   3 4 π V ) 2 3   . Pronto!

Resposta

r ( A )   =   1 2 A π

A ( V ) =     4 π (   3 4 π V ) 2 3

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Prove que as duas retas: A 1 x + B 1 y + C 1 = 0A 2 x + B 2 y + C 2 = 0 são paralelas se e somente se A 1 B 2 - A 2 B 1 = 0
Prove analiticamente que o segmento de reta que liga os pontos médios de qualquer par de lados de um triângulo é paralelo ao terceiro lado e seu comprimento é a metade do comprimento do terceiro.
Prove analiticamente que se as diagonais de um retângulo forem perpendiculares, então o retângulo será um quadrado.
Prove analiticamente que as três medianas de um triângulo encontram-se num ponto
Num triângulo, o ponto de intersecção das medianas, das alturas e o centro da circunferência circunscrita são colineares. Ache esses três pontos e comprove que eles são colineares no triângulo com vér