Como a fórmula de Taylor para uma função ƒ(x, y) gera aproximações polinomiais e estimativas de erro?

Passo 1

Saaaalve, tranquilo? Vamos lá resolver mais uma questão juntos?! 😊

Neste exercício de revisão, explicaremos como a fórmula de Taylor para uma função f ( x , y ) gera aproximações polinomiais e erros das estimativas.

Passo 2

Para auxiliar na sua revisão, consulte a fórmula de Taylor na seção 14.9 deste livro.

Passo 3

Como você estudou, a fórmula de Taylor gera linearizações dos polinônimos (funções).

Passo 4

Sabemos que a fórmula é um somatório infinito, portanto ela sempre será um tipo de aproximação. Quando "abrimos" a fórmula de Taylor até um certo n , o termo seguinte se torna o erro da função.

Resposta

Resposta nos passos.

Exercícios de Livros Relacionados

Considere uma caixa retangular fechada com uma base quadrada, conforme mostrado na figura a seguir. Se x é medidocom erro de no máximo 2% e y é medido com erro de no máximo 3%, utilize uma diferencial
Máximo percentual de erro Se r = 5,0 cm e h = 12,0 cmarredondado ao milímetro mais próximo, qual seria o máximopercentual de erro que poderíamos esperar ao calcular V = pr2h?
Variação na resistência elétrica A resistência R produzida por resistores de R 1 e R 2 ohms em paralelo (veja a figura a seguir) pode ser calculada a partir da fórmula 1 R = 1 R 1 + 1 R 2 . a. Mostre
Como você lineariza uma função ƒ(x, y) de duas variáveisindependentes em um ponto (x0, y0)? Por que você desejariafazer isso? Como você lineariza uma função de três variáveisindependentes?