A função e x cresce mais rapidamente que qualquer polinômio. Demonstre que quando x → ∞ e x cresce mais rapidamente que qualquer polinômio.

Passo 1

Galera, queremos demonstrar que, e x cresce mais rapidamente que qualquer polinômio quando x → ∞ . Para isso, considere o polinômio geral a seguir:

a n x n + a n - 1 x n - 1 + … . + a 1 x + a 0

Para verificar a taxa de crescimento, calculamos o limite:

lim x → ∞ ⁡ p ( x ) e x = a n   l i m x → ∞   x n e x + a n - 1 l i m x → ∞ x n - 1 e x + … + a 1 l i m x → ∞ x e x + a 0 l i m x → ∞ 1 e x

Pelo exercício anterior ( então se você não lembra, volte lá na questão 19), temos que cada um desses limites é zero, então:

l i m x → ∞ p ( x ) e x = 0

Portanto, e x cresce mais rapidamente que qualquer polinômio quando x → ∞ .

Resposta

Questão de demonstração

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para quais valores de c a funçãof (x) = c x + (1)/(x^2 + 3) É crescente ( - oo , + oo ) ?
Esboce o gráfico de uma função que satisfaça a todas as condições dadas. Assíntota vertical x = 0 , f ' x0 se x- 2 , f ' x0 se x- 2x ≠ 0 , f ' ' ( x )0 se x0 e f ' ' x0 se x0 .
O custo de produzir x onças de ouro em uma nova mina de ouro é dada C = f ( x ) dólares. Você acha que os valores de f ' x aumentarão ou diminuirão a curto prazo? E a longo prazo? Explique.
O economista chefe do governo anunciou que o déficit nacional está crescendo, mas a uma taxa decrescente. Interprete a afirmação em termos de uma função e suas primeira e segunda derivada.
Determinar os pontos críticos das seguintes funções, se existirem:m) y = x x 2 - 4