O gráfico da função mostra a altura da água na banheira como uma função do tempo. Dê uma descrição verbal do que você acha que aconteceu.

Passo 1

Fala, galera! Beleza? Vamos resolver essa questão!

O enunciado pediu pra gente descrever o que tá acontecendo ali no gráfico, sabendo que a curva representa a relação entre a altura da água em uma banheira e o tempo.

Vamos imaginar um cenário para tentar explicar o que está acontecendo beleza? Como se trata de uma banheira que será ocupada por um certo volume de água, então precisamos de uma torneira e alguém que ligue e desligue a torneira, certo?

Vamos considerar que essa pessoa seja o estagiário do Responde aí, fechou?

Então vamos lá!

Passo 2

Em um belo dia, o Estagiário antes do horário do almoço resolveu que ia tomar banho na banheira nova, colocada na sede do Responde aí, sem que ninguém soubesse. Tudo certo, ele foi ao banheiro e investigou o ambiente.

No tempo t = 0   (ele estava investigando o ambiente), o gráfico mostra que a altura da água na banheira é zero. Olha aí na origem:

Alguns segundos depois, já podemos ver a altura da água subindo (nossa curva passa a ser crescente), o que significa que o estagiário ligou a torneira. A banheira continua enchendo até atingir sua capacidade máxima, onde a variação de altura passa a ser nula e a altura é constante:

Isso se mantém por alguns minutos. Mas, desatento, ele fica mexendo no celular e quando se dá conta, por volta dos t = 12,5   m i n a água já atingiu a capacidade máxima e estava derramando, então ele dá uma desligada na torneira e religa com menos força até que ela volte a capacidade máxima:

A banheira enche, dá uma derramadinha, e ele desliga a torneira de novo. Então o estagiário é chamado pela supervisora e ele decide esvaziar a banheira. E aí a altura de água passa a diminuir com o tempo, ou seja, a nossa curva passa a ser decrescente:

Até ser esvaziada por completo e atingir o valor zero no gráfico (onde ela toca no eixo do tempo novamente).

Resumindo: A banheira foi ligada, encheu até a capacidade máxima, derramou, foi desligada. Ligou novamente, encheu mais uma vez até a capacidade máxima, derramou e foi esvaziada.

Prontinho, galera! Até a próxima! 😉

Resposta

A banheira foi ligada, encheu até a capacidade máxima, derramou, foi desligada. Ligou novamente, encheu mais uma vez até a capacidade máxima, derramou e foi esvaziada.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a equação da reta que passa pelo ponto dado e que seja paralela à reta dada. x + 2 y = 3 e 0,0
Justifique geometricamente: y = m x + nm ≠ 0 e y = m 1 x + n 1 são perpendiculares se e somente se m m 1 = - 1 .
Determine a equação da reta que passa pelo ponto dado e que seja perpendicular à reta dada. y = 3 x + 2 e 0,0
Determine a equação da reta que passa pelo ponto dado e que seja perpendicular à reta dada. 2 x + 3 y = 1 e 1,1
Determine a equação da reta que passa pelo ponto dado e que seja perpendicular à reta dada. 5 x + y = 2 e 0,1