Os gráficos das funções nos Exercícios 39-42 possuem alguma tangente horizontal no intervalo 0 < x < 2 π ? Se sim, onde? Se não, por quê? Visualize os resultados representando as funções com uma ferramenta gráfica.

39. y = x + s en ⁡ x

Passo 1

Vamos calcular a derivada dessa função. Existira alguma tangente horizontal se existir um valor em que a derivada vale zero.

y ' = 1 + cos ⁡ x

0 = 1 + cos ⁡ x

cos ⁡ x = - 1

x = π

Podemos ver que a cada 2 π o gráfico volta a ter uma derivada horizontal. Portanto podemos os valores de x em que a função tem derivada zero são:

x = π + k ⋅ 2 π

onde k é um número inteiro.

Resposta

x = π + k ⋅ 2 π

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

61. Ache uma função cúbica y = a x 3 + b x 2 + c x + d cujo gráfico tem tangentes horizontais nos pontos ( - 2,6 ) e ( 2,0 )
37-38 Estime o valor de f ' ( a ) dando um zoom no gráfico de f . Depois derive a f e determine o valor exato de f ' ( a ) e compare com a sua estimativa.37. f ( x ) = 3 x 2 - x 3,a = 1
41-42 Ache uma equação da reta tangente à curva no ponto dado. Ilustre fazendo o gráfico da curva e a reta tangente sobre a mesma tela;42. y = x x ( 4,8 )
51. A reta normal à curva C em um ponto P é, pela definição, a reta que passa por P e é perpendicular à reta tangente a C em P. Ache uma equação da reta normal à parábola y = 1 - x 2 no ponto 2 , - 3
21-24. Encontre uma equação da reta tangente à curva dada no ponto especificado.21. y = tan ⁡ x , π 4 , 1