Enunciado

O índice I de temperatura-umidade (ou simplesmente humidex) é a temperatura aparente do ar quando a temperatura real é T e a umidade relativa é h , de modo que podemos escrever I = f ( T , h ) . A tabela seguinte com valores de I foi extraída de uma tabela do Environment Canada.

(a) Qual é o valor de f ( 35 ,   60 ) ? Qual é o seu significado?

(b) Para que valor de h temos f 30 ,   h = 36 ?

(c) Para que valor de T   temos f T ,   40 = 42 ?

(d) Qual o significado de   I = f ( 20 ,   h ) e I = f ( 40 ,   h ) ? Compare o comportamento dessas duas funções de h .

Passo 1

E aí, galera. Tudo certo?

Então, essa questão nos dá uma tabela que constam valores de temperatura aparente do ar quando temos temperatura real T e umidade relativa h . Olhando a linha de acordo com a temperatura real e a coluna de acordo com a umidade relativa, cruzamos esses valores e encontramos a temperatura aparente do ar.

Sabendo disso, vamos conseguir responder as perguntas feitas somente analisando a tabela.

Vamos lá...

Passo 2

( a )   f 35,60 = 48

Veja que nesse ponto temos T = 35 e h = 60 . Desse modo, o valor correspondente a f 35,60 será dado pelo cruzamento da linha correspondente a essa temperatura com a coluna correspondente a essa umidade relativa:

Assim, encontramos:

f 35,60 = 48

Isso significa que a uma temperatura de 35 ° C e uma umidade relativa de 60 % o índice de temperatura-umidade é 48 , isto é, a temperatura aparente do ar é de 48 ° C .

Passo 3

(b) Aqui queremos saber para qual valor de h teremos f 30 , h = 36 .

Para saber isso, devemos analisar a linha que corresponde a uma temperatura T = 30 ° C e encontrar o valor 36. Esse valor de temperatura aparente do ar estará na coluna de umidade relativa, e nos dará o h correspondente.

Olhando a tabela acima, vemos que o 36 está na coluna onde h = 50 % . Portanto, a uma temperatura de 30 ° e umidade relativa de 50 % a temperatura aparente do ar é de 36 ° .

Passo 4

(c) Aqui queremos saber para qual valor de T teremos f T , 40 = 42 .  

Aqui vamos olhar a tabela acima analisando a coluna cuja umidade relativa é h = 40 % . Vemos que o valor de temperatura aparente do ar 42 encontra-se na linha da temperatura T = 35 ° C .  

Passo 5

(d) Para I = f ( 20 , h ) temos o índice em função da umidade relativa a uma temperatura constante de 20 ° C . Para I = f ( 40 , h ) temos o índice em função da umidade relativa a uma temperatura constante de 40 ° C .

Para T = 20 ° C temos uma função crescente que nas primeira colunas de umidade não muda, mas nas ultimas aumenta a uma taxa pequena, para T = 40 ° C temos uma função linear crescente com taxa igual a 4 .

Resposta

(a) f 35,60 = 48

(b) h = 50 %

(c) T = 35 ° C

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Seja f x , y = ln ⁡ x +y - 1 .(a) Calcule f 1,1 .(b) Calcule f e , 1 .(c) Determine e esboce o domínio de f .(d) Determine a imagem de f .
Determine e esboce o domínio da função f x , y = 1 + x - y 2 . Qual é a imagem de f ?
As alturas de onda h em mar aberto dependem da velocidade v do vento e do tempo t que o vento tem soprado a essa velocidade. Os valores da função h = f v , t , td estão registrados nos pés na Tabela 4
Seja f x , y =x 2 e 3 x y .(a) Calcule f 2,0 .(b) Determine o domínio de f .(c) Determine a imagem de f .
Seja g x , y , z = l n ⁡ ( 25 - x 2 - y 2 - z 2 ) .(a) Calcule g 2 ,- 2 ,4 .(b) Determine o domínio de g .(c) Determine a imagem de g .