Enunciado

Mostre que se g(x) = 1, o teorema ∫ b a f ( x ) g ( x )     d x     = f ( x 0 ) ∫ b a g ( x )     d x     , torna-se o teorema do valor médio para integrais.

Passo 1

Essa é uma questão teórica, você pode se assustar um pouco mas calma, olha só temos que provar apenas que estamos com uma expressão mais geral e que podemos retornar pra nossa função mais simples.

Primeiro passo é plotar o valor g(x) = 1, na nossa função.

Logo :

∫ b a f x g x   d x    

=   ∫ b a f x d x

=     f x 0 b - a    

Pronto! Voltamos ao que tínhamos antes. O valor médio de uma integral de apenas uma função.    

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o valor médio de f (x) = (1)/(x) em [ 1 , 2 ] .
A capacidade térmica Cv é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de determinada massa de gás a um volume constante de 1 ºC, medida em cal/ºC.mol ( calorias por grau centígrado, por
Seja f uma função derivável em [ a , b ] . No Capítulo 2, definimos a taxa de cariação média de f ao longo de [ a , b ] como f b - f a b - a E a taxa de variação instantânea de f em x como f ' ( x ) .
Nos Exercícios de 47 a 50, ache o valor médio da função f no intervalo [a,b]. Nos exercícios 47 e 48, ache o valor de x onde ocorre o valor médio de f e faça um esboço.49. f x = 3 x x 2 - 16 ; a , b =
52. Para o circuito elétrico do Exercício 51, ache a raiz quadrada do valor médio de E 2 de t = 0 a t = π 3 . (Sugestão: use a identidade s e n 2 x = ( 1 - c o s ⁡ ( 2 x ) 2 )