Obtenha gráficos de que revelem todos os aspectos importantes da curva. Estime os intervalos de crescimento e decrescimento, valores extremos, intervalos de concavidade e pontos de inflexão, e use o cálculo para achar essas quantidades exatamente.
Passo 1
Bom galera, nesse exercício estamos interessados em encontrar o intervalo de decrescimento e crescimento da função, os valores extremos, os intervalos de concavidade e os pontos de inflexão. Para isso, iremos utilizar o gráfico da função e o cálculo de derivadas de primeira e segunda ordem.
Passo 2
Derivando em relação a , temos
Derivando em relação a , temos
Podemos então fazer os seguintes gráficos
Passo 3
Pelo gráfico, podemos ver que cresce em e decresce em , e . O valor de mínimo local é e o valor de Maximo local é . Podemos ver que possui concavidade para baixo em e e concavidade para cima em e . Os pontos de inflexão são e . Para encontrar os valores exatos, iremos igualar a primeira e a segunda derivada a zero. Igualando a zero, temos
Igualando a zero, temos
Resposta
Nossa função está crescendo em e decrescendo em , e . Os pontos de inflexão são e . Nossa função possui concavidade para cima em e e concavidade para baixo em e .